Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36555
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KayoItaloSantosPereira_tcc.pdf977,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de proteção ao consumidor: análise da percepção dos consumidores no DF
Autor(es): Pereira, Kayo Ítalo dos Santos
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Políticas públicas
Políticas públicas - proteção ao consumidor
Consumidores
Consumidores - satisfação
Procon (Instituto de Defesa do Consumidor)
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: PEREIRA, Kayo Ítalo dos Santos. Políticas públicas de proteção ao consumidor: análise da percepção dos consumidores no DF. 2023. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo objetivou analisar a percepção dos consumidores sobre as políticas públicas de proteção ao consumidor em vigor no Brasil, com especial atenção a principal entidade responsável pela defesa do consumidor, o PROCON. Dessa forma, o estudo realizou uma pesquisa e análise teórica sobre os principais pontos que permeiam o contexto das políticas públicas e sua relação com o consumidor, além de trazer a perspectiva do marketing social como forma de complementar a pesquisa no que tange ao alcance do órgão e das políticas de proteção, ao consumidor. Foram também mapeados os principais órgãos no que diz respeito ao direito do consumidor, desde o nível mais alto em questão de atuação, no que tange a todo Brasil, até a região estudada em específico, trazendo um melhor panorama da situação das políticas, suas implementações, o que está sendo feito e o que poderia melhorar. Para alcançar os resultados, foi utilizado o método qualitativo, através da realização de entrevistas com roteiro semiestruturado junto a usuários do PROCON. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo com a técnica de árvores de categorias. Evidenciou-se que os consumidores possuem uma visão predominantemente negativa a respeito da atuação do PROCON em relação aos direitos do consumidor, em diferentes aspectos, como o alcance, efetividade de ações preventivas e paliativas, comunicação, entre outros, além de apresentarem sugestões de melhorias dessa política pública a partir de sua experiência pessoal com o serviço prestado pelo órgão. Por fim, conclui-se que a utilização de ferramentas de análise e avaliação, que envolvam o consumidor como um agente de impacto, é fundamental para a aplicação das políticas públicas de proteção ao consumidor, dessa forma projetando possíveis melhorias e preenchendo lacunas no alcance dos objetivos dessas políticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.