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dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorPereira, Kayo Ítalo dos Santos-
dc.identifier.citationPEREIRA, Kayo Ítalo dos Santos. Políticas públicas de proteção ao consumidor: análise da percepção dos consumidores no DF. 2023. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou analisar a percepção dos consumidores sobre as políticas públicas de proteção ao consumidor em vigor no Brasil, com especial atenção a principal entidade responsável pela defesa do consumidor, o PROCON. Dessa forma, o estudo realizou uma pesquisa e análise teórica sobre os principais pontos que permeiam o contexto das políticas públicas e sua relação com o consumidor, além de trazer a perspectiva do marketing social como forma de complementar a pesquisa no que tange ao alcance do órgão e das políticas de proteção, ao consumidor. Foram também mapeados os principais órgãos no que diz respeito ao direito do consumidor, desde o nível mais alto em questão de atuação, no que tange a todo Brasil, até a região estudada em específico, trazendo um melhor panorama da situação das políticas, suas implementações, o que está sendo feito e o que poderia melhorar. Para alcançar os resultados, foi utilizado o método qualitativo, através da realização de entrevistas com roteiro semiestruturado junto a usuários do PROCON. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo com a técnica de árvores de categorias. Evidenciou-se que os consumidores possuem uma visão predominantemente negativa a respeito da atuação do PROCON em relação aos direitos do consumidor, em diferentes aspectos, como o alcance, efetividade de ações preventivas e paliativas, comunicação, entre outros, além de apresentarem sugestões de melhorias dessa política pública a partir de sua experiência pessoal com o serviço prestado pelo órgão. Por fim, conclui-se que a utilização de ferramentas de análise e avaliação, que envolvam o consumidor como um agente de impacto, é fundamental para a aplicação das políticas públicas de proteção ao consumidor, dessa forma projetando possíveis melhorias e preenchendo lacunas no alcance dos objetivos dessas políticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - proteção ao consumidorpt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - satisfaçãopt_BR
dc.subject.keywordProcon (Instituto de Defesa do Consumidor)pt_BR
dc.titlePolíticas públicas de proteção ao consumidor: análise da percepção dos consumidores no DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T16:38:49Z-
dc.date.available2023-10-19T16:38:49Z-
dc.date.submitted2023-07-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36555-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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