Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36553
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MoaraMariaOliveiraDeMatos_tcc.pdf4,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Eletrorresistividade e polarização induzida no domínio do tempo aplicados à mineralizações sulfetadas no depósito Ranchão em Santo Antônio do Leverger, Mato Grosso
Autor(es): Matos, Moara Maria Oliveira de
Orientador(es): Borges, Welitom Rodrigues
Assunto: Geofísica
Mineração
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: MATOS, Moara Maria Oliveira de. Eletrorresistividade e polarização induzida no domínio do tempo aplicados à mineralizações sulfetadas no depósito Ranchão em Santo Antônio do Leverger, Mato Grosso. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A geofísica, como parte fundamental no trabalho de prospecção mineral, contribui com a redução dos riscos do processo de exploração e direciona a descoberta de depósitos minerais. Para tanto, é necessário o uso das propriedades físicas das rochas e seus constituintes de modo a caracterizar o ambiente geológico, através do requisito básico de aplicação da metodologia:contraste, impedância.A aplicação da geofísica à localização de depósitos pode ser considerada direta ou indireta. No primeiro caso, o contraste da propriedade física do mineral em relação ao meio é elevado e o volume é insignificante. Assim, a resposta é associada diretamente ao mineral investigado. Em termos de minerais com elevado contraste de propriedades física, mas volume não tão expressivo, a investigação orienta-se à associação deste a outro mineral e/ou estrutura que possui(em) propriedade(s) física(s) contrastante(s) e volume apreciável (Luiz, 2013). O objetivo geral desta pesquisa é a caracterização geofísica das mineralizações sulfetadas inseridas no depósito Ranchão, no Mato Grosso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Graduação em Geofísica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geofísica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.