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Título: Avaliação de questionários contextuais para educação básica no Distrito Federal
Autor(es): Lúz, Ângela Barbosa Reis
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Avaliação educacional - ensino médio
Teoria da resposta ao item
Indicadores educacionais
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: LÚZ, Ângela Barbosa Reis. Avaliação de questionários contextuais para educação básica no Distrito Federal. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Dentre outros fatores, a infraestrutura das escolas influencia no desempenho escolar dos estudantes, de modo que os gestores escolares buscam compreender a realidade que os(as) alunos(as) estão inseridos. Este estudo buscou analisar e descrever as condições da qualidade de infraestrutura das escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, por meio de análises exploratórias e da construção de indicadores, com uso da Teoria da Resposta ao Item, relacionando-os ao desempenho médio das escolas em avaliações de larga escala. A partir das análises dos dados obtidos do Censo Escolar da educação básica, dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Avaliação Institucional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, os resultados demonstram que a infraestrutura escolar está bem equipada em relação aos recursos, exceto para os adequados aos deficientes, e que as condições de uso para equipamentos de apoio pedagógico necessitam de melhorias. Para os indicadores de infraestrutura do Censo Escolar, não foi possível calcular a medida, em virtude do formato do questionário. Em relação ao SAEB, não há associação com desempenho, enquanto para SEEDF, há evidências de associação para apenas uma das dimensões de infraestrutura estudadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023.
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