Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AngelaBarbosaReisLuz_tcc.pdf952,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVinha, Luís Gustavo do Amaral-
dc.contributor.authorLúz, Ângela Barbosa Reis-
dc.identifier.citationLÚZ, Ângela Barbosa Reis. Avaliação de questionários contextuais para educação básica no Distrito Federal. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDentre outros fatores, a infraestrutura das escolas influencia no desempenho escolar dos estudantes, de modo que os gestores escolares buscam compreender a realidade que os(as) alunos(as) estão inseridos. Este estudo buscou analisar e descrever as condições da qualidade de infraestrutura das escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, por meio de análises exploratórias e da construção de indicadores, com uso da Teoria da Resposta ao Item, relacionando-os ao desempenho médio das escolas em avaliações de larga escala. A partir das análises dos dados obtidos do Censo Escolar da educação básica, dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Avaliação Institucional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, os resultados demonstram que a infraestrutura escolar está bem equipada em relação aos recursos, exceto para os adequados aos deficientes, e que as condições de uso para equipamentos de apoio pedagógico necessitam de melhorias. Para os indicadores de infraestrutura do Censo Escolar, não foi possível calcular a medida, em virtude do formato do questionário. Em relação ao SAEB, não há associação com desempenho, enquanto para SEEDF, há evidências de associação para apenas uma das dimensões de infraestrutura estudadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacional - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.subject.keywordIndicadores educacionaispt_BR
dc.titleAvaliação de questionários contextuais para educação básica no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T11:42:27Z-
dc.date.available2023-10-19T11:42:27Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36533-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.