Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vinha, Luís Gustavo do Amaral | - |
dc.contributor.author | Lúz, Ângela Barbosa Reis | - |
dc.identifier.citation | LÚZ, Ângela Barbosa Reis. Avaliação de questionários contextuais para educação básica no Distrito Federal. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre outros fatores, a infraestrutura das escolas influencia no desempenho escolar dos estudantes, de modo que os gestores escolares buscam compreender a realidade que os(as) alunos(as) estão inseridos. Este estudo buscou analisar e descrever as condições da qualidade de infraestrutura das escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, por meio de análises exploratórias e da construção de indicadores, com uso da Teoria da Resposta ao Item, relacionando-os ao desempenho médio das escolas em avaliações de larga escala. A partir das análises dos dados obtidos do Censo Escolar da educação básica, dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Avaliação Institucional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, os resultados demonstram que a infraestrutura escolar está bem equipada em relação aos recursos, exceto para os adequados aos deficientes, e que as condições de uso para equipamentos de apoio pedagógico necessitam de melhorias. Para os indicadores de infraestrutura do Censo Escolar, não foi possível calcular a medida, em virtude do formato do questionário. Em relação ao SAEB, não há associação com desempenho, enquanto para SEEDF, há evidências de associação para apenas uma das dimensões de infraestrutura estudadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional - ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da resposta ao item | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.title | Avaliação de questionários contextuais para educação básica no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T11:42:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19T11:42:27Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36533 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
|