Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaFreitasFernandesAlves_tcc.pdf402,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recrutamento e seleção de colaboradores em clubes da série A do futebol brasileiro
Autor(es): Alves, Julia Freitas Fernandes
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Futebol
Clubes de futebol
Clubes de futebol - recrutamento
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: ALVES, Julia Freitas Fernandes. Recrutamento e seleção de colaboradores em clubes da série A do futebol brasileiro. 2023. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O futebol é um esporte popular e apaixonante, praticado e admirado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Para se tornar cada vez mais competitivo, o futebol tem adotado uma série de recursos e estratégias para se profissionalizar na contratação de jogadores. Contudo, pergunta-se se essa profissionalização ocorre também com os colaboradores extracampo. Portanto, o objetivo com este trabalho é descrever o processo de recrutamento e seleção de colaboradores em clubes brasileiros de futebol profissional. Foi realizado um levantamento com 10 dos 20 clubes presentes na série A do Campeonato Brasileiro na época da pesquisa. Os principais resultados obtidos mostraram que os programas de contratação mais comuns nos clubes são o programa de estágio e os processos seletivos regulares. Dentre os meios de recrutamento, destacou-se como mais utilizado a indicação por outros colaboradores, demonstrando a importância do conhecimento do candidato e da confiança também dentro dos clubes de futebol. Além disso, a divulgação de vagas por meio de mídias sociais, como o LinkedIn e o site oficial, também é adotada pela maioria dos clubes. Quanto ao nível de formação desejado para a contratação, a formação acadêmica na área de atuação foi a que obteve destaque. Já se tratando dos meios de seleção utilizados, a análise de currículos, entrevista com o RH e entrevista com os dirigentes da área são os mais frequentes. As competências mais valorizadas pelos clubes ao contratar colaboradores se trata das soft skills como liderança, comunicação, trabalho em equipe, comprometimento e capacidade analítica. Ademais, foi constatado que a maioria dos clubes de futebol não possui políticas de diversidade e inclusão estabelecidas. Por fim, foi destacada como uma grande diferença entre os processos seletivos regulares e os de clubes de futebol, a paixão que muitos candidatos possuem pelos clubes, o que não parece ocorrer com a mesma intensidade em outras empresas. Nesse sentido, torna-se relevante encontrar profissionais que sejam capazes de separar a emoção da razão nesse aspecto, a fim de preservar seu desempenho profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.