Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoMarcosSantosDeSouza_tcc.pdf637,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho prescrito e trabalho real em órgãos públicos: um estudo com servidores concursados do Distrito Federal
Autor(es): Souza, João Marcos Santos de
Orientador(es): Silva, Ana Luíza de Souto
Assunto: Trabalho
Trabalho prescrito
Trabalho real
Psicodinâmica do trabalho
Serviço público
Data de apresentação: 20-Jun-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: SOUZA, João Marcos Santos de. Trabalho prescrito e trabalho real em órgãos públicos: um estudo com servidores concursados do Distrito Federal. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: A discrepância entre o trabalho realmente executado e as normas, regras, procedimentos e diretrizes utilizadas para orientar o comportamento e a execução das tarefas do colaborador, podem gerar contrariedades para o indivíduo que diversas vezes utiliza estratégias de mediação para lidar com o sofrimento. Problema de pesquisa e objetivo: Este estudo tem como objetivo a comparação entre o trabalho real e o trabalho prescrito em organizações públicas, identificando as estratégias para suportar as dificuldades do trabalho real exercido como servidor e também a analise da recompensa da aprovação sobre a promessa do "concurseiro". Fundamentação teórica: Iniciada em 1990 por Christophe Dejours na França, a Psicodinâmica do Trabalho é uma abordagem científica que estuda as relações dinâmicas entre a organização do trabalho e os processos de subjetivação, que se manifestam nas vivências de prazer-sofrimento, nas estratégias de ação para mediar contradições da organização do trabalho, nas patologias sociais, na saúde e adoecimento (MENDES 2007). Metodologia: Diante de uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, o estudo contou com software IRAMUTEQ para fazer análise de dados. O software é capaz de realizar a Classificação Hierárquica Descendente, que a partir da lógica da existência de correlação entre termos dentro de um mesmo segmento de corpus textual, permite identificar possíveis associações entre termos por proximidade e intensidade. No software também é possivel fazer a Análisse de Similitude, que identifica as palavras próximas e distantes umas das outras, permitindo entender a estrutura de construção do texto. Análise dos resultados: A Análise de Similitude confirmou os dados evidênciados na Classificação Hierárquica, onde se obteve quatro classes. Essas classes tratavam do estudo e aprovação no concurso público, dificuldade no trabalho, sentimento e como lidar com situações e normas, atribuições e circunstâncias do trabalho. Conclusão: Foi possível evidenciar, que apesar do serviço público possuir um trabalho prescrito de qualidade e existir fatores que dificultam o dia a dia do trabalhador, as diretrizes oferecidas aos servidores públicos deste estudo são eficientes e a recompensa da aprovação sobre a promessa de ser “concurseiro” é complacente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.