Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NataliaDoNascimentoFernandes_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do pedagogo no campo da linguagem: análise documental dos currículos de Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB
Autor(es): Fernandes, Natalia do Nascimento
Orientador(es): Felipe, Paulo Henrique de
Assunto: Pedagogos - formação
Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia
Pedagogia
Pedagogia - estudo e ensino
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: FERNANDES, Natalia do Nascimento. A formação do pedagogo no campo da linguagem: análise documental dos currículos de Pedagogia da Faculdade de Educação da UnB. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo visa compreender como se dá a formação do pedagogo no que se refere ao campo da linguagem na Universidade de Brasília. Para isso, recorreu-se à análise dos currículos do curso de Pedagogia da Faculdade Educação da mesma Universidade, durante o período que compreende 1971 e 2018. Será realizada pesquisa documental em currículos e documentos oficiais fornecidos pela Assessoria Pedagógica da Faculdade de Educação. A análise se dá em perspectiva histórica desde a consolidação do primeiro currículo passando por suas reformas, até a contemporaneidade. Foram analisados, por isso, 5 documentos: o currículo de 1971; currículo de 1988; currículo 1994; currículo de 2002; currículo 2018. Ao fim da pesquisa será feito um comparativo entre os currículos de outras Universidades, sendo uma Universidade para cada uma das regiões brasileiras.
Abstract: This article aims to understand how Pedagogues are trained in the field of language at the University of Brasília. For this, it was analyzed the curricula of the Pedagogy course at the Faculty of Education at the same university during the period between 1971 and 2018. Documentary research will be carried out in curricula and official documents provided by the Pedagogical Advisory of the Faculty of Education. The analysis takes place in a historical perspective since the consolidation of the first curriculum, passing through its reforms until the contemporaneity. Therefore, 5 documents were analysed: the 1971 curriculum; Curriculum 1988; Curriculum 1994; Curriculum 2002; Curriculum 2018. At the end of the research, a comparison will be made between the curricula of other universities, one university for each of the Brazilian regions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.