Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Viviane Fernandes Faria | - |
dc.contributor.author | Juliane, Joyce Ferreira | - |
dc.identifier.citation | JULIANE, Joyce Ferreira. A contribuição da brincadeira para a educação infantil na perspectiva de professores em uma instituição privada do Distrito Federal. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, de base qualitativa, foi desenvolvido com o objetivo de analisar as
relações entre a brincadeira e a Educação Infantil, a partir dos resultados de uma
pesquisa realizada com um grupo de professores atuantes na Educação Infantil,
pertencentes à uma Instituição privada de Brasília, Distrito Federal. O objetivo da
pesquisa foi relacionar as experiências das brincadeiras no processo de
ensino-aprendizagem dentro do ambiente institucional. Além de questionários
aplicados aos professores, foi realizada uma análise sobre o brincar em documentos
oficiais que regem a Educação Infantil, bem como sobre a perspectiva de teóricos
relacionados ao tema. A pesquisa mapeou que, no geral, as percepções dos
professores sobre o brincar indicam para um elemento relevante e que deve ser
trabalhado pedagogicamente com as crianças, mas por outro lado, as respostas dos
professores, se aproximam de um conceito de escolarização e de uma compreensão
fragmentada de desenvolvimento da criança. No entanto, cabe observar que, para
compreensão sobre como a brincadeira se constitui no cotidiano das práticas
pedagógicas, outros estudos se fazem necessários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade nas crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | A contribuição da brincadeira para a educação infantil na perspectiva de professores em uma instituição privada do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:15:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:15:05Z | - |
dc.date.submitted | 2023-05-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36494 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This qualitative study was developed to analyze how playing and Early Childhood
Education are related, based on the results of a survey answered by a group of
preschool and kindergarten teachers from a private institution from Brasília, Federal
District. The objective of the research was to relate the experiences of play in the
teaching-learning process within the institutional environment. In addition to
questionnaires applied to teachers, a bibliographical survey was carried out based on
Early Childhood Education’s official documents and the perspective of theorists related
to the theme. The research mapped the general perceptions of the teachers about the
playing and its relevance as an element to be included in the teaching-learning process.
Although the teacher’s answers are close to the concept of schooling and
understanding about children's development, it’s important to observe with full attention
how the playing is a part of the pedagogical practice, and for that others studies are
necessary. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|