Título: | O desenho como forma de expressão da dança na educação infantil |
Autor(es): | Caprini, Émilie Maria de Carvalho |
Orientador(es): | Pinto, Viviane Fernandes Faria |
Assunto: | Educação infantil Crianças Crianças - formação Crianças - imaginário |
Data de apresentação: | 12-Mai-2023 |
Data de publicação: | 18-Out-2023 |
Referência: | CAPRINI, Émilie Maria de Carvalho. O desenho como forma de expressão da dança na educação infantil. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema o desenho como forma de expressão da criança
na Educação Infantil. A escolha do tema objeto desta pesquisa foi fortemente
influenciada pelas minhas vivências experimentadas com as crianças em uma
Instituição de Educação Infantil privada em Brasília, na qual atuo como professora
assistente. Essas experiências evidenciaram o papel fundamental que o desenho
tem para o desenvolvimento das crianças, além de se constituir como forma
importante de expressão e linguagem. O estudo realizado teve como objetivo
analisar a produção gráfica das crianças para compreender como elas se expressam
por meio do desenho e como as produções das crianças se relacionam às fases do
desenvolvimento gráfico infantil propostas por autores como George-Henri Luquet
(DE SOUZA, 2012); Viktor Lowenfeld, (DE SOUZA, 2012). Outros autores
importantes para análise das produções das crianças neste trabalho foram Márcia
Gobbi (GOBBI, 2012; 2014) e Gianfranco Staccioli (STACCIOLI, 2014), utilizados
como referência para maior compreensão desse processo criativo. Para
desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo conduzido por
meio da análise interpretativa dos desenhos produzidos pelas crianças, com apoio
de entrevistas não estruturadas. Participaram do estudo nove crianças de uma turma
de educação infantil de uma instituição de ensino bilíngue privada do Distrito
Federal, com idades entre três e quatro anos. Foram analisados 18 desenhos
produzidos de forma livre pelas crianças. Os resultados sugerem que o desenho é a
primeira forma de representação simbólica onde a criança expressa seus
sentimentos por meio representação e interpretação de situações vivenciadas ou de
personagens que integram seu cotidiano. Outro resultado identificado no estudo
refere-se à importância de ouvir as crianças sobre suas próprias produções. |
Abstract: | The present work has as its theme drawing as a form of expression of the child in
Early Childhood Education. The choice of theme and object of this research was
strongly influenced by my experiences with children in a private institution of Early
Childhood Education in Brasilia, where I work as an assistant teacher. These
experiences showed the fundamental role that drawing plays in the development of
children in addition to being an important form of expression and language. The study
carried out aimed to analyze the graphic production of children to understand how
they express themselves through drawing and to know how children's productions
relate to the phases of children's graphic development proposed by authors such as
George-Henri Luquet (DE SOUZA, 2012) ; Viktor Lowenfeld, (DE SOUZA, 2012);
Márcia Gobbi (GOBBI, 2012; 2014) and Gianfranco Staccioli (STACCIOLI, 2014),
used as a reference for a better understanding of this creative process. For this, a
careful qualitative study was carried out through the interpretative analysis of the
drawings produced by the children with the support of unstructured interviews.
Children with nine years from a kindergarten class at a private bilingual teaching
institution, aged between three and four years, participated in the study. Eighteen
free-form drawings produced by the children were analyzed. The results suggest that
drawing is the first witnessed form of representation where children express their
feelings through representation and interpretation of experienced situations or
characters that are part of their daily lives. Another result identified in the study refers
to the importance of listening to children about their own productions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.