Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36487
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RebecaDaSilvaVieiraNeiva_tcc.pdf475,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As mulheres em situação de rua: uma análise da questão de gênero e das violações de direitos na capital do Brasil
Autor(es): Neiva, Rebeca da Silva Vieira
Orientador(es): Pereira, Camila Potyara
Assunto: População em situação de rua
Mulheres
Mulheres - condições sociais
Data de apresentação: 4-Ago-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: NEIVA, Rebeca da Silva Vieira. As mulheres em situação de rua: uma análise da questão de gênero e das violações de direitos na capital do Brasil. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho se debruça sobre a questão de gênero na sociabilidade capitalista, racista e patriarcal a fim de apreender a realidade das mulheres em situação de rua. O objetivo geral foi de analisar como as mulheres que experienciam a vivência nas ruas são mais subjugadas, quando comparadas aos homens no mesmo contexto, em razão das relações dominantes de classe e gênero. Para tanto, a natureza da pesquisa adotada foi a qualitativa descritiva-exploratória, a partir de revisão bibliográfica e documental, na qual foi realizado levantamento de artigos, estudos, leis e reportagens que subsidiassem a fundamentação teórica e a discussão crítica, além da análise de alguns casos noticiados. O processo sócio-histórico nacional, estruturalmente violento devido à colonialidade e a consolidação do racismo e da misoginia, juntamente ao desenvolvimento do capitalismo, contribui para a marginalização da população em situação de rua e o seu apagamento, por meio da não viabilização de seus direitos como cidadãos brasileiros. Outrossim, o patriarcalismo atribui papéis de gênero que contribuem para a estigmatização das mulheres e a naturalização da violência de gênero. A partir dessas análises, constatou-se que a população feminina em situação de rua possui particularidades advindas do sistema patriarcal, sendo múltiplas as opressões que lhe atingem, seja pelo fato de ser mulher, seja por se constituir população em situação de rua. Conclui-se, então, que a violência de gênero não se limita ao ambiente doméstico, o que demonstra que, em qualquer que seja o lugar habitado por uma mulher, ela está sujeita a sofrer com violações de direitos e a submissão ao homem. Assim, tendo em vista as suas demandas específicas e a escassez de dados sobre esse segmento populacional, infere-se que há uma maior violação de seus direitos, na medida em que não são amparadas, nem em sua condição feminina, nem em sua situação de rua.
Abstract: This work delves into the issue of gender in capitalist, racist, and patriarchal sociability, in order to grasp the reality of women in situations of homelessness. The overall objective was to analyze how women experiencing life on the streets are further oppressed compared to men in the same context, due to dominant class and gender relations. To achieve this, a qualitative descriptive-exploratory research approach was adopted, based on literature and documentary review. This involved collecting articles, studies, laws, and reports that supported the theoretical foundation and critical discussion, as well as analyzing some reported cases. The national socio-historical process, which is structurally violent due to colonialism and the consolidation of racism and misogyny, along with the development of capitalism, contributes to the marginalization of the homeless population and their erasure by not ensuring their rights as Brazilian citizens. Furthermore, patriarchy assigns gender roles that contribute to the stigmatization of women and the normalization of gender-based violence. From these analyses, it was observed that the female homeless population has specific characteristics arising from the patriarchal system, and they face multiple oppressions, both as women and as a homeless population. It can be concluded that gender-based violence is not limited to the domestic environment, which demonstrates that wherever a woman resides, she is subject to rights violations and submission to men. Thus, considering their specific demands and the scarcity of data about this population segment, it is inferred that their rights are violated to a greater extent, as they are not supported either in their female condition or in their homeless situation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.