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Título: Olhares em cena: produções cinematográficas de mulheres negras brasileiras e o trabalho do / da assistente social
Autor(es): Oliveira, Íris Marques Patrício de
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Cinema
Cinema - análise
Mulheres negras
Mulheres no cinema
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: OLIVEIRA, Íris Marques Patrício de. Olhares em cena: produções cinematográficas de mulheres negras brasileiras e o trabalho do / da assistente social. 2023. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O cinema brasileiro desde sua gênese apresenta problemas explícitos de representação e compreensão da subjetividade da população negra na produção e finalização de suas obras, onde o público entra em contato com a mensagem cinematográfica. O objetivo deste trabalho é trazer para o debate a importância das mulheres negras cineastas, no movimento de desconstruir a percepção negativa e passar a transmitir ponto de vista humanizado e positivo da população negra a partir da atuação do Assistente Social e assim, suscitar através do debate na linguagem cinematográfica, maneiras de se desvelar o racismo. Para tal, fora utilizada a metodologia de pesquisa documental com natureza qualitativa a partir dos filmes: Das Raízes às Pontas (2016) de Flora Egécia, Rainha (2016) de Sabrina Fidalgo e O dia de Jerusa (2014) de Viviane Ferreira, como estímulo a discussão da subjetividade do indivíduo negro em instancias diferentes da vida, a infância, a juventude e a velhice. Desta forma, o Serviço Social pode se utilizar da produção cinematográfica de mulheres negras em seus diversos campos de atuação com os mais variados grupos de assistidos. Ademais, constata-se então que o cinema negro feito por mulheres contribui para o fortalecimento da identidade negra e da expansão de uma consciência racial positiva, não só para os negros, mas numa perspectiva macro social, pois analisar a representação negra e acompanhar suas particularidades é fundamental para a desmistificação de estereótipos construídos socialmente.
Abstract: The Brazilian cinema, since the beginning, presents explicit issues of representation and subjective understanding of black people in film productions and finalizations, where the public accesses the composition and is in contact with the films. This academic work has the objective to bring to discussion the importance of black women filmmakers, trying to deconstruct the negative perception and start to show a humanized and positive point of view about black communities, starting from the work of social workers and then, through a debate with the film language, propose ways to show the racism. For this purpose, the method of documentary and descriptive search with qualitative nature has been used, starting with the films: Das Raízes às Pontas (2016) by Flora Egécia, Rainha (2016) by Sabrina Fidalgo and O dia de Jerusa (2014) by Viviane Ferreira, with the stimulus of discussing the subjectivity of black people in different stages of life, in childhood, in youth and in old age. In this way, social work can be used in black women's film production in different fields of practice and with different groups of beneficiaries. Furthermore, it is demonstrated that black cinema made by black women contributes to strengthening, even more, the identity and expanding the positive racial conscience, not only for black people, but also from a macrosocial perspective, because analysing the representation of black people and following their specificity is essential to demystify socially constructed stereotypes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
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