Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Íris Marques Patrício de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Íris Marques Patrício de. Olhares em cena: produções cinematográficas de mulheres negras
brasileiras e o trabalho do / da assistente social. 2023. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cinema brasileiro desde sua gênese apresenta problemas explícitos de
representação e compreensão da subjetividade da população negra na produção e
finalização de suas obras, onde o público entra em contato com a mensagem
cinematográfica. O objetivo deste trabalho é trazer para o debate a importância das
mulheres negras cineastas, no movimento de desconstruir a percepção negativa e
passar a transmitir ponto de vista humanizado e positivo da população negra a partir
da atuação do Assistente Social e assim, suscitar através do debate na linguagem
cinematográfica, maneiras de se desvelar o racismo. Para tal, fora utilizada a
metodologia de pesquisa documental com natureza qualitativa a partir dos filmes:
Das Raízes às Pontas (2016) de Flora Egécia, Rainha (2016) de Sabrina Fidalgo e
O dia de Jerusa (2014) de Viviane Ferreira, como estímulo a discussão da
subjetividade do indivíduo negro em instancias diferentes da vida, a infância, a
juventude e a velhice. Desta forma, o Serviço Social pode se utilizar da produção
cinematográfica de mulheres negras em seus diversos campos de atuação com os
mais variados grupos de assistidos. Ademais, constata-se então que o cinema negro
feito por mulheres contribui para o fortalecimento da identidade negra e da expansão
de uma consciência racial positiva, não só para os negros, mas numa perspectiva
macro social, pois analisar a representação negra e acompanhar suas
particularidades é fundamental para a desmistificação de estereótipos construídos
socialmente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres no cinema | pt_BR |
dc.title | Olhares em cena: produções cinematográficas de mulheres negras brasileiras e o trabalho do / da assistente social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:04:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:04:02Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36481 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Brazilian cinema, since the beginning, presents explicit issues of representation
and subjective understanding of black people in film productions and finalizations,
where the public accesses the composition and is in contact with the films. This
academic work has the objective to bring to discussion the importance of black
women filmmakers, trying to deconstruct the negative perception and start to show a
humanized and positive point of view about black communities, starting from the
work of social workers and then, through a debate with the film language, propose
ways to show the racism. For this purpose, the method of documentary and
descriptive search with qualitative nature has been used, starting with the films: Das
Raízes às Pontas (2016) by Flora Egécia, Rainha (2016) by Sabrina Fidalgo and O
dia de Jerusa (2014) by Viviane Ferreira, with the stimulus of discussing the
subjectivity of black people in different stages of life, in childhood, in youth and in old
age. In this way, social work can be used in black women's film production in different
fields of practice and with different groups of beneficiaries. Furthermore, it is
demonstrated that black cinema made by black women contributes to strengthening,
even more, the identity and expanding the positive racial conscience, not only for
black people, but also from a macrosocial perspective, because analysing the
representation of black people and following their specificity is essential to demystify
socially constructed stereotypes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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