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dc.contributor.advisorOrtegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Íris Marques Patrício de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Íris Marques Patrício de. Olhares em cena: produções cinematográficas de mulheres negras brasileiras e o trabalho do / da assistente social. 2023. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO cinema brasileiro desde sua gênese apresenta problemas explícitos de representação e compreensão da subjetividade da população negra na produção e finalização de suas obras, onde o público entra em contato com a mensagem cinematográfica. O objetivo deste trabalho é trazer para o debate a importância das mulheres negras cineastas, no movimento de desconstruir a percepção negativa e passar a transmitir ponto de vista humanizado e positivo da população negra a partir da atuação do Assistente Social e assim, suscitar através do debate na linguagem cinematográfica, maneiras de se desvelar o racismo. Para tal, fora utilizada a metodologia de pesquisa documental com natureza qualitativa a partir dos filmes: Das Raízes às Pontas (2016) de Flora Egécia, Rainha (2016) de Sabrina Fidalgo e O dia de Jerusa (2014) de Viviane Ferreira, como estímulo a discussão da subjetividade do indivíduo negro em instancias diferentes da vida, a infância, a juventude e a velhice. Desta forma, o Serviço Social pode se utilizar da produção cinematográfica de mulheres negras em seus diversos campos de atuação com os mais variados grupos de assistidos. Ademais, constata-se então que o cinema negro feito por mulheres contribui para o fortalecimento da identidade negra e da expansão de uma consciência racial positiva, não só para os negros, mas numa perspectiva macro social, pois analisar a representação negra e acompanhar suas particularidades é fundamental para a desmistificação de estereótipos construídos socialmente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordCinema - análisept_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordMulheres no cinemapt_BR
dc.titleOlhares em cena: produções cinematográficas de mulheres negras brasileiras e o trabalho do / da assistente socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T17:04:02Z-
dc.date.available2023-10-18T17:04:02Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36481-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian cinema, since the beginning, presents explicit issues of representation and subjective understanding of black people in film productions and finalizations, where the public accesses the composition and is in contact with the films. This academic work has the objective to bring to discussion the importance of black women filmmakers, trying to deconstruct the negative perception and start to show a humanized and positive point of view about black communities, starting from the work of social workers and then, through a debate with the film language, propose ways to show the racism. For this purpose, the method of documentary and descriptive search with qualitative nature has been used, starting with the films: Das Raízes às Pontas (2016) by Flora Egécia, Rainha (2016) by Sabrina Fidalgo and O dia de Jerusa (2014) by Viviane Ferreira, with the stimulus of discussing the subjectivity of black people in different stages of life, in childhood, in youth and in old age. In this way, social work can be used in black women's film production in different fields of practice and with different groups of beneficiaries. Furthermore, it is demonstrated that black cinema made by black women contributes to strengthening, even more, the identity and expanding the positive racial conscience, not only for black people, but also from a macrosocial perspective, because analysing the representation of black people and following their specificity is essential to demystify socially constructed stereotypes.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



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