Título: | A imagem como experiência infamiliar: notas de um percurso de pesquisa em Freud, Didi-Huberman e outros |
Autor(es): | Ururahy, Bernardo Dinis Lopes |
Orientador(es): | Souza, Herivelto Pereira de |
Assunto: | Psicanálise Teoria da imagem (filosofia) |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 18-Out-2023 |
Referência: | URURAHY, Bernardo Dinis Lopes. A imagem como experiência infamiliar: notas de um percurso de pesquisa em Freud, Didi-Huberman e outros. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho visa constituir um mapa de pesquisa acerca do problema que a imagem coloca a toda
elaboração teórica quando pensada fora dos limites de sua instrumentalização como veículo de uma
significação ou saber. O propósito é o de localizar, na obras de autores, como Roland Barthes,
Georges Didi-Huberman, Sigmund Freud e Walter Benjamin, conceitos que nos permitam pensar a
imagem de modo a restituir-lhe uma potência desestabilizadora do vínculo suposto entre visualidade
e legibilidade. A pesquisa nos mostra que o caminho para uma imagem revigorada possui duas
trilhas a serem seguidas. A primeira diz respeito à substituição do modelo representacional, no qual
as imagens são formadas de modo a expressarem uma relação de semelhança, para o modelo
freudiano da figurabilidade onírica, no qual as imagens são formadas como um processo
desfigurante de indistinção entre a ordem do visível e a ordem do sentido. Outra trilha sinalizada
pelos autores aqui estudados é a da inclusão do sujeito singular na cena em que a imagem emerge, o
que resulta na constituição de uma experiência. No domínio da estética, de modo a não estar restrita
aos caracteres da harmonia das formas, esta experiência deve ser pensada em sua dimensão
inquietante ou suscitadora de angústia. Para isso, encontramos no conceito de infamiliar (das
Unheimliche), operado por Freud, um poderoso recurso para que a imagem, enquanto constitutiva
de um acontecimento, não resulte apenas em um viés de confirmação do sujeito como agente do
conhecimento, mas que o reposicione como parte e testemunha de uma experiência que, ao mesmo
tempo, o ultrapassa e o concerne. |
Abstract: | This work aims to constitute a research map about the problem posed by the image to all theoretical
elaboration when it is thought outside the limits of its instrumentalization as a vehicle of meaning or
knowledge. The purpose is to locate, in the works of authors such as Roland Barthes, Georges
Didi-Huberman, Sigmund Freud and Walter Benjamin, concepts that allow us to think about the
image in order to restore to it a destabilizing power to the supposed link between visuality and
readability. This research shows us that the way that leads to an invigorated image has two paths to
follow. The first concerns the substitution of the representational model, in which the images are
formed in order to express a relationship of similarity, for the Freudian model of the dream
figurability, in which the images are formed as a disfiguring process of indistinction between the
order of the visible and the order of meaning. Another path signaled by the authors studied here is
the inclusion of the singular subject in the scene in which the image emerges, which results in the
constitution of an experience. In the field of aesthetics, so as not to be restricted to the characters of
the harmony of forms, this experience must be thought of in its uncanny or anguish-provoking
dimension. For this, we see in the concept of unfamiliar (das Unheimliche), operated by Freud, a
powerful resource so that the image, while constituting an event, does not result only in a
confirmation bias of the subject as an agent of knowledge, but it repositions him as part and witness
of an experience that, at the same time, surpasses and concerns him. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.