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Título: Pedagogia e cultura da desigualdade: reflexões sobre o Ensino Universal, movimentos de massa e meios digitais
Autor(es): Cunha, Guilherme Antônio Nunes da
Orientador(es): Rodrigues, Raquel Imanishi
Assunto: Educação
Ensino universal
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: CUNHA, Guilherme Antônio Nunes da. Pedagogia e cultura da desigualdade: reflexões sobre o Ensino Universal, movimentos de massa e meios digitais. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, em primeiro lugar, colocar em evidência o Ensino Universal, formulado por Joseph Jacotot, identificando os pontos em que ele se diferencia dos modelos educacionais mais adotados e vigentes; apresentar suas características únicas e seus objetivos. Pretende-se, em segundo lugar, ressaltar os pontos negativos dos modelos de ensino baseados na “desigualdade de inteligências”, mostrar como essa ideia se manifesta no contexto escolar e seus efeitos na formação da psique dos cidadãos por ela norteados. Busca-se também sugerir a relação dessa ideia e de seus efeitos com a formação de movimentos de massas e a busca por lideranças carismáticas. Por fim, pontua-se como no contexto midiático atual, o modelo criticado por Jacotot potencializa e amplica aspectos críticos ressaltados ao longo do trabalho e “Ensino Universal” responde a eles.
Abstract: This work aims, firstly, to highlight “universal teaching”, formulated by Joseph Jacotot, identifying the points in which it differs from the most adopted and current educational models; present your unique characteristics and your goals. It is intended, secondly, to highlight the negative points ofteaching models based on the “inequality of intelligence”, to show how this idea manifests itself in the school context and its effects on the formation of the psyche of the citizens guided by it. It also seeks to suggest the relationship of this idea and its effects with the formation of mass movements and the search for charismatic leaders. Finally, it points out how in the current media context, the model criticized by Jacotot enhances and extends critical aspects highlighted throughout the work and “universal teaching” responds to them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
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Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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