Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Raquel Imanishi | - |
dc.contributor.author | Cunha, Guilherme Antônio Nunes da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Guilherme Antônio Nunes da. Pedagogia e cultura da desigualdade: reflexões sobre o Ensino Universal, movimentos de massa e meios digitais. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo, em primeiro lugar, colocar em evidência o Ensino Universal,
formulado por Joseph Jacotot, identificando os pontos em que ele se diferencia dos modelos
educacionais mais adotados e vigentes; apresentar suas características únicas e seus objetivos.
Pretende-se, em segundo lugar, ressaltar os pontos negativos dos modelos de ensino baseados na
“desigualdade de inteligências”, mostrar como essa ideia se manifesta no contexto escolar e seus
efeitos na formação da psique dos cidadãos por ela norteados. Busca-se também sugerir a relação
dessa ideia e de seus efeitos com a formação de movimentos de massas e a busca por lideranças
carismáticas. Por fim, pontua-se como no contexto midiático atual, o modelo criticado por Jacotot
potencializa e amplica aspectos críticos ressaltados ao longo do trabalho e “Ensino Universal”
responde a eles. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino universal | pt_BR |
dc.title | Pedagogia e cultura da desigualdade: reflexões sobre o Ensino Universal, movimentos de massa e meios digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:43:58Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:43:58Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36455 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims, firstly, to highlight “universal teaching”, formulated by Joseph Jacotot, identifying the
points in which it differs from the most adopted and current educational models; present your unique
characteristics and your goals. It is intended, secondly, to highlight the negative points ofteaching
models based on the “inequality of intelligence”, to show how this idea manifests itself in the school
context and its effects on the formation of the psyche of the citizens guided by it. It also seeks to
suggest the relationship of this idea and its effects with the formation of mass movements and the
search for charismatic leaders. Finally, it points out how in the current media context, the model
criticized by Jacotot enhances and extends critical aspects highlighted throughout the work and
“universal teaching” responds to them. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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