Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IurySouzaPerroniSilva_tcc.pdf879,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A pesquisa sobre ensino de filosofia no PROF-FILO: questões a partir da análise bibliométrica das referências bibliográficas das dissertações
Autor(es): Silva, Iury Souza Perroni
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Filosofia - mestrado profissional
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: SILVA, Iury Souza Perroni. A pesquisa sobre ensino de filosofia no PROF-FILO: questões a partir da análise bibliométrica das referências bibliográficas das dissertações. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo através da pesquisa bibliométrica, analisar a produção científica dos trabalhos de conclusão do mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO). Procuro demonstrar as diversas variáveis e o que uma simples referência pode nos trazer como informação. Tais referências foram extraídas dos trabalhos dos egressos, filtradas, categorizadas com o intuito de entendermos através de dados qualitativos como está a pesquisa sobre ensino de filosofia e prática do ensino através do programa. Foi observado também a trajetória do ensino de filosofia no Brasil, principalmente seus marcos durante os anos que se passaram, observando-se principalmente as fases boas e ruins pelas quais a disciplina de filosofia passou. Mediante a todos os avanços e retrocessos da filosofia no país, busco apresentar também a ideia propriamente do ensino de filosofia e da pesquisa sobre o ensino de filosofia, ou seja, entender o que é de fato o ensino bem como o objetivo daqueles que buscam pesquisar sobre o ensino de filosofia. Apresento também no trabalho o programa Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), demonstrando os objetivos gerais do programa bem como um contexto geral da importante e da sua existência.
Abstract: The present work aimed, through bibliometric research, to analyze the scientific production of the final works of the Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). I try to demonstrate the different variables and what a simple reference can bring us as information. Such references were extracted from the work of the graduates, filtered, categorized in order to understand through qualitative data how the research on philosophy teaching and teaching practice through the program is.The trajectory of philosophy teaching in Brazil was also observed, mainly its milestones during the years that passed, observing mainly the good and bad phases that the discipline of philosophy went through. Through all the advances and setbacks of philosophy in the country, I also seek to present the very idea of teaching philosophy and research on the teaching of philosophy, that is, to understand what teaching is in fact, as well as the objective of those who seek to research about teaching philosophy. I also present in the work the Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) program, demonstrating the general objectives of the program as well as a general context of the importance and its existence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.