Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Pedro Ergnaldo | - |
dc.contributor.author | Silva, Iury Souza Perroni | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Iury Souza Perroni. A pesquisa sobre ensino de filosofia no PROF-FILO: questões a partir da análise bibliométrica das referências bibliográficas das dissertações. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo através da pesquisa bibliométrica, analisar a
produção científica dos trabalhos de conclusão do mestrado profissional em filosofia
(PROF-FILO). Procuro demonstrar as diversas variáveis e o que uma simples
referência pode nos trazer como informação. Tais referências foram extraídas dos
trabalhos dos egressos, filtradas, categorizadas com o intuito de entendermos através
de dados qualitativos como está a pesquisa sobre ensino de filosofia e prática do
ensino através do programa. Foi observado também a trajetória do ensino de filosofia
no Brasil, principalmente seus marcos durante os anos que se passaram,
observando-se principalmente as fases boas e ruins pelas quais a disciplina de
filosofia passou. Mediante a todos os avanços e retrocessos da filosofia no país,
busco apresentar também a ideia propriamente do ensino de filosofia e da pesquisa
sobre o ensino de filosofia, ou seja, entender o que é de fato o ensino bem como o
objetivo daqueles que buscam pesquisar sobre o ensino de filosofia. Apresento
também no trabalho o programa Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO),
demonstrando os objetivos gerais do programa bem como um contexto geral da
importante e da sua existência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia - mestrado profissional | pt_BR |
dc.title | A pesquisa sobre ensino de filosofia no PROF-FILO: questões a partir da análise bibliométrica das referências bibliográficas das dissertações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:41:19Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:41:19Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36451 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aimed, through bibliometric research, to analyze the scientific
production of the final works of the Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO).
I try to demonstrate the different variables and what a simple reference can bring us
as information. Such references were extracted from the work of the graduates,
filtered, categorized in order to understand through qualitative data how the research
on philosophy teaching and teaching practice through the program is.The trajectory of
philosophy teaching in Brazil was also observed, mainly its milestones during the
years that passed, observing mainly the good and bad phases that the discipline of
philosophy went through. Through all the advances and setbacks of philosophy in the
country, I also seek to present the very idea of teaching philosophy and research on
the teaching of philosophy, that is, to understand what teaching is in fact, as well as
the objective of those who seek to research about teaching philosophy. I also present
in the work the Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) program,
demonstrating the general objectives of the program as well as a general context of
the importance and its existence. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|