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2022_AnaLuisaCostaNormando_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorTannuri-Pianto, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorNormando, Ana Luísa Costa-
dc.identifier.citationNORMANDO, Ana Luísa Costa. Mulheres: educação e disparidade salarial de gênero e raça para coortes no Brasil. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é identificar como se deu a evolução da desigualdade salarial de gênero e de raça quando observados os retornos à educação ao longo dos anos. Para isso, é utilizada a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – PNAD – dos anos de 1981, 1990, 2001 e 2011, além da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua – PNAD Contínua de 2021. A hipótese principal é a de que as mulheres possuem, em média, mais anos de estudo do que os homens, mas que este fato ainda não se mostrou capaz de igualar os salários entre os gêneros. Dessa forma, por meio de regressões de MQO, com o auxílio dos anos e das coortes, foi possível analisar a convergência dos anos de estudo e das desigualdades salariais no decorrer de um período de 40 anos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordMulheres - empregopt_BR
dc.titleMulheres : educação e disparidade salarial de gênero e raça para coortes no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T11:31:09Z-
dc.date.available2023-10-17T11:31:09Z-
dc.date.submitted2022-09-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36402-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of the present work is to identify how the evolution of gender and racial wage inequality occurred when observing the returns to education over the years. For this, it is used the National Household Sample Survey - PNAD - from the years 1981, 1990, 2001, and 2011, in addition to the Continuous National Household Sample Survey - Continuous PNAD of 2021. The main hypothesis is that women have, on average, more years of schooling than men, but this fact has not yet been capable of equalizing wages between genders. Thus, through OLS regressions, with the support of years and cohorts, it was possible to analyze the convergence of years of study and salary inequalities over a period of 40 years.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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