Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tannuri-Pianto, Maria Eduarda | - |
dc.contributor.author | Normando, Ana Luísa Costa | - |
dc.identifier.citation | NORMANDO, Ana Luísa Costa. Mulheres: educação e disparidade salarial de gênero e raça para coortes no Brasil. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é identificar como se deu a evolução da desigualdade
salarial de gênero e de raça quando observados os retornos à educação ao longo dos anos.
Para isso, é utilizada a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – PNAD – dos
anos de 1981, 1990, 2001 e 2011, além da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios
Contínua – PNAD Contínua de 2021. A hipótese principal é a de que as mulheres
possuem, em média, mais anos de estudo do que os homens, mas que este fato ainda não
se mostrou capaz de igualar os salários entre os gêneros. Dessa forma, por meio de
regressões de MQO, com o auxílio dos anos e das coortes, foi possível analisar a
convergência dos anos de estudo e das desigualdades salariais no decorrer de um período
de 40 anos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade de renda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - desigualdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - emprego | pt_BR |
dc.title | Mulheres : educação e disparidade salarial de gênero e raça para coortes no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T11:31:09Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T11:31:09Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36402 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of the present work is to identify how the evolution of gender and racial wage
inequality occurred when observing the returns to education over the years. For this, it is
used the National Household Sample Survey - PNAD - from the years 1981, 1990, 2001,
and 2011, in addition to the Continuous National Household Sample Survey - Continuous
PNAD of 2021. The main hypothesis is that women have, on average, more years of
schooling than men, but this fact has not yet been capable of equalizing wages between
genders. Thus, through OLS regressions, with the support of years and cohorts, it was
possible to analyze the convergence of years of study and salary inequalities over a period
of 40 years. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
|