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Título: A mulher segundo as revistas de moda brasileiras a partir dos anos 1950 : um reflexo da sociedade
Autor(es): Villela, Camila de Vellasco
Orientador(es): Souza, Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e
Assunto: Moda e comunicação
Periódicos para mulheres
Jornalismo de moda
Mulheres e jornalismo
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 30-Mai-2012
Referência: VILLELA, Camila de Vellasco. A mulher segundo as revistas de moda brasileiras a partir dos anos 1950: um reflexo da sociedade. 2011. 120 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este projeto visa reunir o conhecimento adquirido ao longo do curso de Comunicação habilitação Jornalismo da Universidade de Brasília por meio de uma análise da figura feminina apresentada pelas revistas de moda brasileiras a partir da década de 1950. Assim, este trabalho busca analisar a transformação da representação da mulher ao longo dos anos. Com base nos conceitos apresentados, e levando em consideração que as revistas brasileiras de moda, com suas reportagens, fotografias e editoriais, refletem o pensamento de uma sociedade, o que a Monografia propõe é realizar uma análise do papel feminino dentro de cada período histórico da segunda metade do século XX, quando se inicia a grande imprensa de moda feminina. No país, o papel reservado à mulher em cada momento estaria refletido nas revistas de moda? De que modo? Como a mulher foi apresentada nos anos 50, 60, e assim por diante? O que se busca é selecionar algumas das principais revistas de moda, em cada época, para uma análise do que foi publicado sobre a mulher, visando responder a estas questões. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project aims to bring together the knowledge gained throughout the course of Communication-Journalism of the University of Brasília through an analysis of the female figure presented by Brazilian fashion magazines from the 1950s. Therefore, this study seeks to analyze the transformation of the representation of women over the years. Based on the concepts presented, and considering that the Brazilian fashion magazines, with their stories, photographs and editorials reflect the thoughts of a society, the purpose of the project is to analyze the role of women in each historical period of the second half of the twentieth century, when mainstream media starts. In the country, the role assigned to women in every moment would be reflected in fashion magazines? In what way? How was the woman presented in the 50’s, 60’s, and so on? The objective is to select some of the major brazilian fashion magazines, in every decade, to do an analysis of what was published about the woman, in order to answer these questions.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
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