Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RogerioRibeirodeMatos.pdf751,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de serviços de terceiros : o processo de gestão de serviços na TI de uma instituição financeira do setor público
Autor(es): Matos, Rogério Ribeiro de
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Terceirização
Tecnologia da informação
Controle organizacional
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 30-Mai-2012
Referência: MATOS, Rogério Ribeiro de. Gestão de serviços de terceiros: o processo de gestão de serviços na TI de uma instituição financeira do setor público. 2011. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Ao adotar a estratégia de terceirizar um serviço de TI, a empresa necessita estabelecer critérios para mensurar a qualidade do serviço prestado pelos seus fornecedores, uma vez que, por meio do processo de monitoramento e controle, o gestor do serviço estabelece e mantém o relacionamento com seus prestadores e obtém insumos para resolver os possíveis problemas que venham a surgir durante a vigência do contrato. Este trabalho buscou avaliar os mecanismos de gerenciamento de serviços de terceiros utilizados pela TI de uma empresa financeira do setor público, a qual não possui processos de gestão definidos e formalizados, e também a relação existente entre a gestão do serviço e as demais fases do processo de contratação de serviços de TI. Para tanto foi realizada uma pesquisa, por meio de questionário e entrevistas junto aos responsáveis pela TI da empresa, com o propósito de avaliar a percepção dos empregados no que se refere ao assunto gerenciamento de serviços de terceiros na TI da organização. Através desta pesquisa, constatou-se que muitas das dificuldades que a empresa possui ao executar a tarefa de gerenciar serviços de terceiros são decorrentes da ausência de processos e rotinas que forneçam subsídios para avaliar a capacidade do fornecedor e ainda medir a qualidade do serviço prestado. Constatou-se ainda que a empresa reconhece a importância destes processos, uma vez que está trabalhando para evoluí-los e institucionalizá-los.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons