Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaSousa_JoaoLucasCunha_tcc.pdf883,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: AsPIn : um plugin no moodle para o ensino introdutório de programação para alunos da matemática
Autor(es): Sousa, Fernanda Macedo de
Cunha, João Lucas Azevedo Yamin Rodrigues da
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Software - desenvolvimento
Programação (Computadores)
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 6-Out-2023
Referência: CUNHA, João Lucas Azevedo Yamin Rodrigues da; SOUSA, Fernanda Macedo de. AsPIn: um plugin no moodle para o ensino introdutório de programação para alunos da matemática. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A alta taxa de reprovação das disciplinas de ensino introdutório de programação é um desafio presente no Brasil e em várias universidades do mundo, incluindo a Universidade de Brasília com a disciplina Introdução à Ciência da Computação. Neste contexto, este artigo apresenta duas propostas de intervenção focadas na turma reservada para alunos do curso de Matemática dessa disciplina. A primeira delas é o plugin AsPIn, desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que utiliza do perfil do aluno para exibir mensagens e orientações e para personalizar o conteúdo disponibilizado na página da disciplina. A segunda intervenção foi a adaptação das listas de exercícios da disciplina ao contexto da Matemática. A validação realizada pelos alunos da Matemática apresentou bons resultados.
Abstract: The high failure rates of introductory programming courses are a problem in universities in Brazil and other countries. The Computer Science Introduction course at the University of Brasilia faces the same challenge. In this context, this paper proposes two interventions for the class reserved for Math students. The first one is the Moodle plugin AsPIn, capable of identifying students’ characteristics to exhibit orientations and personalize the course’s page content. The second intervention is the adaptation of the course’s coding assignments to the mathematics context. The validation of this project by volunteer students showed satisfactory results.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.