Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaSousa_JoaoLucasCunha_tcc.pdf883,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHolanda, Maristela Terto de-
dc.contributor.authorSousa, Fernanda Macedo de-
dc.contributor.authorCunha, João Lucas Azevedo Yamin Rodrigues da-
dc.identifier.citationCUNHA, João Lucas Azevedo Yamin Rodrigues da; SOUSA, Fernanda Macedo de. AsPIn: um plugin no moodle para o ensino introdutório de programação para alunos da matemática. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA alta taxa de reprovação das disciplinas de ensino introdutório de programação é um desafio presente no Brasil e em várias universidades do mundo, incluindo a Universidade de Brasília com a disciplina Introdução à Ciência da Computação. Neste contexto, este artigo apresenta duas propostas de intervenção focadas na turma reservada para alunos do curso de Matemática dessa disciplina. A primeira delas é o plugin AsPIn, desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que utiliza do perfil do aluno para exibir mensagens e orientações e para personalizar o conteúdo disponibilizado na página da disciplina. A segunda intervenção foi a adaptação das listas de exercícios da disciplina ao contexto da Matemática. A validação realizada pelos alunos da Matemática apresentou bons resultados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.titleAsPIn : um plugin no moodle para o ensino introdutório de programação para alunos da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T12:47:33Z-
dc.date.available2023-10-06T12:47:33Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36311-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The high failure rates of introductory programming courses are a problem in universities in Brazil and other countries. The Computer Science Introduction course at the University of Brasilia faces the same challenge. In this context, this paper proposes two interventions for the class reserved for Math students. The first one is the Moodle plugin AsPIn, capable of identifying students’ characteristics to exhibit orientations and personalize the course’s page content. The second intervention is the adaptation of the course’s coding assignments to the mathematics context. The validation of this project by volunteer students showed satisfactory results.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.