Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Holanda, Maristela Terto de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Fernanda Macedo de | - |
dc.contributor.author | Cunha, João Lucas Azevedo Yamin Rodrigues da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, João Lucas Azevedo Yamin Rodrigues da; SOUSA, Fernanda Macedo de. AsPIn: um plugin no moodle para o ensino introdutório de programação para alunos da matemática. 2021. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alta taxa de reprovação das disciplinas de ensino introdutório de programação é um
desafio presente no Brasil e em várias universidades do mundo, incluindo a Universidade
de Brasília com a disciplina Introdução à Ciência da Computação. Neste contexto, este
artigo apresenta duas propostas de intervenção focadas na turma reservada para alunos
do curso de Matemática dessa disciplina. A primeira delas é o plugin AsPIn, desenvolvido
para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que utiliza do perfil do aluno para
exibir mensagens e orientações e para personalizar o conteúdo disponibilizado na página
da disciplina. A segunda intervenção foi a adaptação das listas de exercícios da disciplina
ao contexto da Matemática. A validação realizada pelos alunos da Matemática apresentou
bons resultados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | AsPIn : um plugin no moodle para o ensino introdutório de programação para alunos da matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T12:47:33Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T12:47:33Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36311 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The high failure rates of introductory programming courses are a problem in universities in
Brazil and other countries. The Computer Science Introduction course at the University
of Brasilia faces the same challenge. In this context, this paper proposes two interventions
for the class reserved for Math students. The first one is the Moodle plugin AsPIn, capable
of identifying students’ characteristics to exhibit orientations and personalize the course’s
page content. The second intervention is the adaptation of the course’s coding assignments
to the mathematics context. The validation of this project by volunteer students showed
satisfactory results. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|