Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlexandreOliveira_EduardoAssis_tcc.pdf42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: MagicBits : um game auxiliar para a matéria de introdução aos sistemas computacionais
Autor(es): Oliveira, Alexandre Souza Costa
Assis, Eduardo Ferreira
Orientador(es): Lamar, Marcus Vinicius
Assunto: Jogos educativos
Gamificação
Sistemas de computação
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 6-Out-2023
Referência: OLIVEIRA, Alexandre Souza Costa; ASSIS, Eduardo Ferreira. MagicBits: um game auxiliar para a matéria de introdução aos sistemas computacionais. 2023. 110 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho1 apresenta o jogo educacional MagicBits, desenvolvido para oferecer uma alternativa à prática dos conteúdos da disciplina Introdução aos Sistemas Computacionais. O projeto é utilizado como uma ferramenta de apoio ao ensino, e tem o objetivo de aumentar o engajamento dos alunos na disciplina. O MagicBits é constituído de uma série de minigames, os quais oferecem um ambiente lúdico e imersivo, onde os estudantes se tornam protagonistas e devem superar os desafios encontrados. Estes minigames são desenvolvidos para abordar temas específicos da disciplina, oferecendo formas para os alunos aplicarem e reforçarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O projeto foi aplicado na turma do primeiro semestre de 2023, e pôde-se identificar indícios de uma melhora no desempenho dos alunos em comparação a semestres anteriores.
Abstract: This work2 presents the education game MagicBits, developed to offer an alternative way to students practice the contents of the discipline Introduction to Computing Sys- tems. The project is utilized as a teaching support tool and aims to increase students’ engagement in the discipline. MagicBits consists of a series of minigames providing a play- ful and immersive environment where students become protagonists and must overcome challenges. These minigames are designed to address specific course topics, providing op- portunities for students to apply and reinforce the knowledge acquired in the classroom. The experiments were carried out in the first semester of 2023 class, revealing indications of an improvement in student performance compared to previous semesters.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.