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Título: Uso de sistema háptico para transmitir conceitos sonoros para pessoas surdas em jogos eletrônicos
Autor(es): Menezes, Emme Costa de
Orientador(es): Lamar, Marcus Vinicius
Assunto: Dispositivos eletrônicos vestíveis
Jogos eletrônicos
Surdos
Tecnologia assistiva
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 5-Out-2023
Referência: MENEZES, Emme Costa de. Uso de sistema háptico para transmitir conceitos sonoros para pessoas surdas em jogos eletrônicos. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa e desenvolvimento de um sistema háptico vestível com o propósito de ser uma mecânica de acessibilidade para pessoas surdas no contexto de jogos eletrônicos. O principal objetivo deste sistema é proporcionar imersão e melhorar a experiência com videogames do público-alvo. Com a incorporação de motores de vibração, o sistema visa realçar a experiência de jogos provendo sinais tipicamente sonoros como efeitos de vibração. A abordagem modular no desenvolvimento permite que o protótipo elaborado possa ser aplicado em diferentes contextos além do de jogos sem a necessidade de mudanças, pois conta com uma interface gráfica para a criação e edição de efeitos hápticos. Para validação do sistema, foram realizadas entrevistas e testes com usuário, visando compreender questões como a usabilidade do protótipo, sensibilidade a diferentes intensidades de vibração em várias partes do corpo, criação de efeitos hápticos com a interface gráfica, e teste de um jogo de terror háptico-visual com usuários ouvintes e surdos. Os resultados obtidos são promissores e agradaram muito o público-alvo.
Abstract: This work introduces a new haptic wearable system designed specifically for individuals who are hard of hearing or deaf. The primary objective of this system is to create an immersive and distinctive experience within video game contexts. By incorporating a haptic feedback interface with vibration motors, the system aims to enhance the overall gaming experience for individuals with hearing impairments, providing them with a unique and engaging sensory encounter. The modular approach to developing the system allows it to be applied in diverse contexts beyond video games without needing structure changes, and its own editor is a high-level graphic interface able to create and edit sequences regardless of its use. There were interviews and tests with users to validate the system. Question about usability and vibration sensibility were explored, and a haptic-visual game were developed and played by volunteers, to verify the technology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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