Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lamar, Marcus Vinicius | - |
dc.contributor.author | Menezes, Emme Costa de | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Emme Costa de. Uso de sistema háptico para transmitir conceitos sonoros para pessoas surdas em jogos eletrônicos. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a pesquisa e desenvolvimento de um sistema háptico vestível com
o propósito de ser uma mecânica de acessibilidade para pessoas surdas no contexto de
jogos eletrônicos. O principal objetivo deste sistema é proporcionar imersão e melhorar a
experiência com videogames do público-alvo. Com a incorporação de motores de vibração,
o sistema visa realçar a experiência de jogos provendo sinais tipicamente sonoros como
efeitos de vibração. A abordagem modular no desenvolvimento permite que o protótipo
elaborado possa ser aplicado em diferentes contextos além do de jogos sem a necessidade
de mudanças, pois conta com uma interface gráfica para a criação e edição de efeitos
hápticos. Para validação do sistema, foram realizadas entrevistas e testes com usuário,
visando compreender questões como a usabilidade do protótipo, sensibilidade a diferentes
intensidades de vibração em várias partes do corpo, criação de efeitos hápticos com a
interface gráfica, e teste de um jogo de terror háptico-visual com usuários ouvintes e
surdos. Os resultados obtidos são promissores e agradaram muito o público-alvo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos eletrônicos vestíveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.title | Uso de sistema háptico para transmitir conceitos sonoros para pessoas surdas em jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T13:54:04Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T13:54:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36295 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work introduces a new haptic wearable system designed specifically for individuals
who are hard of hearing or deaf. The primary objective of this system is to create an
immersive and distinctive experience within video game contexts. By incorporating a
haptic feedback interface with vibration motors, the system aims to enhance the overall
gaming experience for individuals with hearing impairments, providing them with a unique
and engaging sensory encounter. The modular approach to developing the system allows it
to be applied in diverse contexts beyond video games without needing structure changes,
and its own editor is a high-level graphic interface able to create and edit sequences
regardless of its use. There were interviews and tests with users to validate the system.
Question about usability and vibration sensibility were explored, and a haptic-visual game
were developed and played by volunteers, to verify the technology. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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