Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlanSimonJardimPenzuti.pdf640,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Visão dos empreendedores em relação à inovação em seus negócios : um estudo em MPEs de sucesso do setor de alimentação de Brasília
Autor(es): Penzuti, Alan Simon Jardim
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Empreendedorismo
Vantagem competitiva
Pequenas e médias empresas
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 29-Mai-2012
Referência: PENZUTI, Alan Simon Jardim. Visão dos empreendedores em relação à inovação em seus negócios: um estudo em MPEs de sucesso do setor de alimentação de Brasília. 2011. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A inovação é considerada uma das fontes mais eficientes para se atingir o sucesso empresarial. O governo começa a reconhecer a inovação como um importante agente no processo de desenvolvimento econômico, e nesse sentido, vem atuando através de políticas públicas de promoção à inovação. No entanto, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que as taxas de inovações apresentadas pelo Brasil são reduzidas. O SEBRAE apresenta os fatores relacionados ao sucesso das MPEs e a inovação não é citada como uma das possíveis fontes. Nesse contexto, a pesquisa investigou se, na percepção de empreendedores de sucesso das MPEs do setor de alimentação de Brasília, a inovação é reconhecida como fator que contribui para o sucesso de negócio. A pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo. Foram entrevistados cinco empreendedores do ramo. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi um roteiro de entrevistas semi- estruturadas, e a ferramenta de interpretação dos dados foi a codificação temática. Resultados apontam que a relação apresentada na teoria entre inovação e sucesso é confirmada na visão dos empreendedores de MPEs do setor de alimentação de Brasília. Todos os entrevistados percebem a inovação como um processo importante para seus negócios, não só percebem como implantam inovações como uma forma de atingir o sucesso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons