Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FranciscoEmanuelSarciottoMartins_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação no desenvolvimento de jogos digitais independentes: um estudo de caso no Distrito Federal
Autor(es): Martins, Francisco Emanuel Sarciotto Catunda
Orientador(es): Santos, Josely Guedes Pimentel
Assunto: Jogos
Jogos digitais
Indústria criativa
Inovação
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: MARTINS, Francisco Emanuel Sarciotto Catunda. Inovação no desenvolvimento de jogos digitais independentes: um estudo de caso no Distrito Federal. 2023. 283 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo explora as formas de atuação do mercado de jogos independentes de Brasília, observando sua produção e inovação, questões inerentes à produção da indústria criativa e peculiaridades do movimento independente, que se distingue da produção usual no mercado criativo. O estudo buscou evidenciar perceções sobre impulsionadores e limitadores da inovação, observando questões como a influência de publicadores na capacidade de inovar. Foi utilizada a metodologia exploratória, envolvendo entrevistas semiestruturadas em um multicasco, que constou da participação de oito desenvolvedores, colhendo em profundidade diversas perceções relacionadas a inovação e o mercado de jogos digitais. De forma complementar, foi veiculado um questionário de forma virtual para a captura de dados confirmando situações a respeito dos temas elencados. Após transcritas e analisadas as entrevistas, em conjunto com os dados adquiridos pelo questionário, foi possível analisar os objetivos específicos, identificando os processos de desenvolvimento de jogos independentes, que se espelhavam de forma orgânica aos da grande indústria, compreender os critérios que tornariam um jogo inovador, que se baseavam principalmente na oferta de novas experiências e identificar elementos que impulsionam e limitam a inovação, que encontram-se atrelados aos insumos produtivos da indústria criativa, desta forma compreendendo o processo de inovação dos desenvolvedores independentes.
Abstract: This study explores the activities of the independent game market in Brasília, examining its production and innovation, inherent issues in the creative industry's production, and the peculiarities of the independent movement, which distinguishes it from the mainstream creative market. The study sought to highlight perceptions regarding the drivers and constraints of innovation, including the influence of publishers on the ability to innovate. An exploratory methodology was used, involving semi-structured interviews in a multicase format, with the participation of eight developers, gathering in-depth insights related to innovation and the digital game market. Additionally, a questionnaire was conducted online to gather data confirming the identified themes. After transcribing and analyzing the interviews, along with the questionnaire data, it was possible to analyze specific objectives, identifying the processes involved in the development of independent games, which organically mirrored those of the mainstream industry. The study aimed to understand the criteria that make a game innovative, primarily focusing on offering new experiences, and identifying elements that drive and limit innovation, which are linked to the productive inputs of the creative industry. In doing so, it aimed to understand the innovation process of independent developers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.