Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Josely Guedes Pimentel | - |
dc.contributor.author | Martins, Francisco Emanuel Sarciotto Catunda | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Francisco Emanuel Sarciotto Catunda. Inovação no desenvolvimento de jogos digitais independentes: um estudo de caso no Distrito Federal. 2023. 283 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo explora as formas de atuação do mercado de jogos
independentes de Brasília, observando sua produção e inovação, questões
inerentes à produção da indústria criativa e peculiaridades do movimento
independente, que se distingue da produção usual no mercado criativo. O estudo
buscou evidenciar perceções sobre impulsionadores e limitadores da inovação,
observando questões como a influência de publicadores na capacidade de inovar.
Foi utilizada a metodologia exploratória, envolvendo entrevistas semiestruturadas
em um multicasco, que constou da participação de oito desenvolvedores, colhendo
em profundidade diversas perceções relacionadas a inovação e o mercado de jogos
digitais. De forma complementar, foi veiculado um questionário de forma virtual para
a captura de dados confirmando situações a respeito dos temas elencados. Após
transcritas e analisadas as entrevistas, em conjunto com os dados adquiridos pelo
questionário, foi possível analisar os objetivos específicos, identificando os
processos de desenvolvimento de jogos independentes, que se espelhavam de
forma orgânica aos da grande indústria, compreender os critérios que tornariam um
jogo inovador, que se baseavam principalmente na oferta de novas experiências e
identificar elementos que impulsionam e limitam a inovação, que encontram-se
atrelados aos insumos produtivos da indústria criativa, desta forma compreendendo
o processo de inovação dos desenvolvedores independentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria criativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.title | Inovação no desenvolvimento de jogos digitais independentes: um estudo de caso no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T19:22:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T19:22:05Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36283 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study explores the activities of the independent game market in
Brasília, examining its production and innovation, inherent issues in the creative
industry's production, and the peculiarities of the independent movement, which
distinguishes it from the mainstream creative market. The study sought to highlight
perceptions regarding the drivers and constraints of innovation, including the
influence of publishers on the ability to innovate. An exploratory methodology was
used, involving semi-structured interviews in a multicase format, with the participation
of eight developers, gathering in-depth insights related to innovation and the digital
game market. Additionally, a questionnaire was conducted online to gather data
confirming the identified themes. After transcribing and analyzing the interviews,
along with the questionnaire data, it was possible to analyze specific objectives,
identifying the processes involved in the development of independent games, which
organically mirrored those of the mainstream industry. The study aimed to
understand the criteria that make a game innovative, primarily focusing on offering
new experiences, and identifying elements that drive and limit innovation, which are
linked to the productive inputs of the creative industry. In doing so, it aimed to
understand the innovation process of independent developers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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