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dc.contributor.advisorSantos, Josely Guedes Pimentel-
dc.contributor.authorMartins, Francisco Emanuel Sarciotto Catunda-
dc.identifier.citationMARTINS, Francisco Emanuel Sarciotto Catunda. Inovação no desenvolvimento de jogos digitais independentes: um estudo de caso no Distrito Federal. 2023. 283 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo explora as formas de atuação do mercado de jogos independentes de Brasília, observando sua produção e inovação, questões inerentes à produção da indústria criativa e peculiaridades do movimento independente, que se distingue da produção usual no mercado criativo. O estudo buscou evidenciar perceções sobre impulsionadores e limitadores da inovação, observando questões como a influência de publicadores na capacidade de inovar. Foi utilizada a metodologia exploratória, envolvendo entrevistas semiestruturadas em um multicasco, que constou da participação de oito desenvolvedores, colhendo em profundidade diversas perceções relacionadas a inovação e o mercado de jogos digitais. De forma complementar, foi veiculado um questionário de forma virtual para a captura de dados confirmando situações a respeito dos temas elencados. Após transcritas e analisadas as entrevistas, em conjunto com os dados adquiridos pelo questionário, foi possível analisar os objetivos específicos, identificando os processos de desenvolvimento de jogos independentes, que se espelhavam de forma orgânica aos da grande indústria, compreender os critérios que tornariam um jogo inovador, que se baseavam principalmente na oferta de novas experiências e identificar elementos que impulsionam e limitam a inovação, que encontram-se atrelados aos insumos produtivos da indústria criativa, desta forma compreendendo o processo de inovação dos desenvolvedores independentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordIndústria criativapt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.titleInovação no desenvolvimento de jogos digitais independentes: um estudo de caso no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T19:22:05Z-
dc.date.available2023-10-04T19:22:05Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36283-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study explores the activities of the independent game market in Brasília, examining its production and innovation, inherent issues in the creative industry's production, and the peculiarities of the independent movement, which distinguishes it from the mainstream creative market. The study sought to highlight perceptions regarding the drivers and constraints of innovation, including the influence of publishers on the ability to innovate. An exploratory methodology was used, involving semi-structured interviews in a multicase format, with the participation of eight developers, gathering in-depth insights related to innovation and the digital game market. Additionally, a questionnaire was conducted online to gather data confirming the identified themes. After transcribing and analyzing the interviews, along with the questionnaire data, it was possible to analyze specific objectives, identifying the processes involved in the development of independent games, which organically mirrored those of the mainstream industry. The study aimed to understand the criteria that make a game innovative, primarily focusing on offering new experiences, and identifying elements that drive and limit innovation, which are linked to the productive inputs of the creative industry. In doing so, it aimed to understand the innovation process of independent developers.pt_BR
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