Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrunoGoncalvesDaSilva_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso : análise da degradação de fachadas de edifícios em Brasília pelo método de mensuração de degradação
Autor(es): Silva, Bruno Gonçalves da
Orientador(es): Souza, Jéssica Siqueira de
Assunto: Fachadas (Arquitetura)
Revestimento (Construção civil)
Resistência de materiais
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: SILVA, Bruno Gonçalves da. Estudo de caso: análise da degradação de fachadas de edifícios em Brasília pelo método de mensuração de degradação. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A fachada ou envoltória é a primeira camada protetora contra os agentes atmosféricos atuantes em uma edificação e apresenta, ao longo da vida útil, manifestações patológicas nesta camada. Com o tempo é esperada uma queda natural do desempenho. A presente pesquisa busca analisar a degradação das fachadas de cinco edifícios localizados em Brasília-DF, por meio do Método de Mensuração de Degradação (MMD), que utiliza de mapeamento de danos para a análise de fachadas, por intermédio do cálculo de índices de degradação. Mensurados os danos das fachadas, avaliar aspectos em que as manifestações patológicas são mais frequentes. Busca-se com a presente pesquisa, contribuir como ferramenta de consulta e aplicabilidade para o campo da Engenharia Diagnóstica no que tange a inspeções de fachadas. Os resultados apontaram maior degradação para o revestimento cerâmico na zona de transição de pavimentos e na orientação cardeal Leste. Já para o revestimento tipo pedra, a zona topo e na orientação cardeal Sul resultaram em maiores danos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.