Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MateusTiagoAndradeDeOliveira_tcc.pdf3,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Considerações sobre acidentalidade em ferrovias a partir de dados georreferenciados
Autor(es): Oliveira, Mateus Tiago Andrade de
Orientador(es): Zanchetta, Fábio
Coorientador(es): Diniz, Marco Aurélio Bezerra
Assunto: Acidente ferroviário
Georreferenciamento
Ferrovias
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: OLIVEIRA, Mateus Tiago Andrade de. Considerações sobre acidentalidade em ferrovias a partir de dados georreferenciados. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os acidentes ferroviários tem impacto econômico, ambiental e social. No Brasil tem sido registrado uma média de 830 acidentes ferroviários anualmente, segundo dados do SAFF- Sistema de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Ferroviário. Estes acidentes são comunicados à ANTT contendo informações, como, natureza, causa, gravidade, data e horário da ocorrência, entre outros. Os estudos de acidentes de sistemas de transporte, incluindo os ferroviários, relacionam as informações do acidente com a localização em que este ocorreu de modo a viabilizar identificações de padrões e subsidiar tomadas de decisões. O presente estudo utilizou um banco de dados da ANTT composto de 8694 acidentes ferroviários. Esses acidentes foram georreferenciados utilizando o software QGIS e analisados para a rede ferroviária nacional e para a Ferrovia MRS- Logística. As analises consideraram as informações de: gravidade, causa, natureza e horário do acidente. Com esses dados foram gerados mapas de calor empregando o método estatístico KDE- Kernel Density Estimative no QGIS. Os resultados indicaram que o trecho entre a Estação da Barra do Piraí (RJ) e Estação Caetano Lopes (MG) apresentou maior concentração dos acidentes ferroviários da MRS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.