Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zanchetta, Fábio | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Mateus Tiago Andrade de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mateus Tiago Andrade de. Considerações sobre acidentalidade em ferrovias a partir de dados georreferenciados. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os acidentes ferroviários tem impacto econômico, ambiental e social. No Brasil tem sido
registrado uma média de 830 acidentes ferroviários anualmente, segundo dados do SAFF-
Sistema de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Ferroviário. Estes acidentes
são comunicados à ANTT contendo informações, como, natureza, causa, gravidade, data
e horário da ocorrência, entre outros. Os estudos de acidentes de sistemas de transporte,
incluindo os ferroviários, relacionam as informações do acidente com a localização em
que este ocorreu de modo a viabilizar identificações de padrões e subsidiar tomadas de
decisões. O presente estudo utilizou um banco de dados da ANTT composto de 8694
acidentes ferroviários. Esses acidentes foram georreferenciados utilizando o software
QGIS e analisados para a rede ferroviária nacional e para a Ferrovia MRS- Logística. As
analises consideraram as informações de: gravidade, causa, natureza e horário do
acidente. Com esses dados foram gerados mapas de calor empregando o método
estatístico KDE- Kernel Density Estimative no QGIS. Os resultados indicaram que o
trecho entre a Estação da Barra do Piraí (RJ) e Estação Caetano Lopes (MG) apresentou
maior concentração dos acidentes ferroviários da MRS. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidente ferroviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Georreferenciamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferrovias | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre acidentalidade em ferrovias a partir de dados georreferenciados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T11:45:47Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T11:45:47Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36258 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Diniz, Marco Aurélio Bezerra | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|