Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LethiciaChimendesSantana_tcc.pdf2,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do sistema hidráulico de combate a incêndio da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e proposta de atualização
Autor(es): Santana, Lethicia Chimendes
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Reserva técnica de incêndio
Sistema hidráulico
Incêndios - prevenção e controle
Edifícios
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 3-Out-2023
Referência: SANTANA, Lethicia Chimendes. Análise do sistema hidráulico de combate a incêndio da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e proposta de atualização. 2022. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB) tem seu abastecimento de água de forma direta, ou seja, não há reservatórios. Deste modo não há uma Reserva Técnica de Incêndio (RTI) deixando o edifício vulnerável em caso de incidência de incêndio e o sistema não ser capaz de atender às pressões e vazões necessárias para o combate ao incêndio até a chegada do corpo de bombeiros. Nesse contexto, a finalidade desse estudo é analisar o atual sistema de combate a incêndio através da medição das pressões na rede hidráulica de combate à incêndio, assim como calcular a RTI e verificar a viabilidade do uso dos reservatórios inferiores localizados no Bloco F, propondo uma concepção de projeto de sistema hidráulicos de combate à incêndio para a edificação. Para que fosse possível a realização das análises aqui propostas foi realizado o dimensionamento do sistema hidráulico de combate à incêndio por meio de hidrantes e mangotinhos e também de chuveiros automáticos, para assim obter às pressões e vazões necessárias para o funcionamento eficiente destes sistemas. Assim como, a realização do cálculo de do volume de RTI para cada um dos sistemas. Para a análise das pressões da rede hidráulica da FT foi instalado um manômetro por um período de 48h. Os resultados do dimensionamento do sistema de hidrantes e mangotinhos foram condizentes com o existente na FT. Já o dimensionamento de sistema de chuveiros automáticos é uma sugestão de atualização para o sistema hidráulico de combate à incêndio. Ambos os dimensionamentos levaram à resultados de volumes de RTI maiores do que a capacidade dos reservatórios inferiores do Bloco F. Logo, estes não podem ser utilizados como RTI para toda a edificação. As pressões medidas na rede hidráulica da FT foram satisfatórias para o sistema dimensionado, sendo ainda mais altas do que o recomendado de 4 0mca. Porém, é importante ressaltar, que durante o período de coleta dos dados a FT, devido à COVID-19 a grande maioria das aulas estavam remotas, diminuindo assim o fluxo de pessoas no edifício e consequentemente o consumo de água.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.