Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VitorSallesPereira_tcc.pdf17,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de ampliação da rede de drenagem da SMAG para o recebimento de águas oriundas das bacias de contribuições do SLE Q44/47 e do condomínio residência mansões paraíso
Autor(es): Pereira, Vítor Salles
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Drenagem urbana
Escoamento urbano
Gama (DF)
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 3-Out-2023
Referência: PEREIRA, Vítor Salles. Estudo de ampliação da rede de drenagem da SMAG para o recebimento de águas oriundas das bacias de contribuições do SLE Q44/47 e do condomínio residência mansões paraíso. 2022. 149 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) —Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Semelhante a maioria das cidades do Brasil, a região do Gama teve em um curto período uma alta taxa de crescimento urbano, gerando impactos diretos no uso e ocupação do solo e modificações no balanço hídrico da região. Essas situações acrescidas do fato que alguns setores antigos e novos do Gama não possuem sistema de drenagem acabam por acarretar sérios problemas de alagamentos. Cabe citar os problemas de drenagem observados na rotatória da DF-480 que são oriundos do acúmulo de escoamento superficial que inicia no Setor Leste Q.44 e 47, região à montante que não possui sistema de captação de águas pluviais. Outro local que carece de sistema de drenagem é a região irregular do Condomínio Residencial Mansão Paraiso, inclusive a implementação das redes de drenagem está inserida na proposta da TERRACAP para regularização do local. Com o intuito de solucionar esses problemas, propôs-se uma rede de drenagem para ambos os locais ligando-as em uma rede existente do setor Múltiplas Atividades do Gama. Nesse sentido, utilizou-se o software pipe network - Civil 3D para desenhar e gerar a rede de drenagem e o “Storm Sanitary Analysis - SSA” para simular e dimensionar as redes. Além disso, também foi possível utilizar o SSA para verificar o impacto das ligações na rede existente e simular soluções como o uso de bacia de detenção e reservatórios subterrâneos de detenção linear. Como resultado, foram dimensionadas duas redes dimensionadas para atender as recomendações e os critérios do termo de referência da NOVACAP de 2019. Também, foram projetadas duas bacias de detenção, uma para realizar o amortecimento da rede do Setor Leste Q.44 a 47 e outra localizada no lançamento final para realizar o controle de qualidade e quantidade do projeto. Além disso, propôs-se 82 dispositivos de retenção subterrâneo linear utilizado como medidas de controle na fonte na rede do Condomínio Residencial Mansão Paraiso, tornando o projeto executável e viável do ponto de vista hidráulico e econômico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.