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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de-
dc.contributor.authorOliveira, Luiz Filipe Nascimento de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luiz Filipe Nascimento de. Avaliação de quem ensina à luz do interacionismo sociodiscursivo: análise de textos de concurso para professores de LEM inglês do Distrito Federal. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho motiva-se a abordar uma modalidade de avaliação docente, o concurso público, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo e tentar avaliar o porquê de a banca fazer uso de textos para cobrir toda a parte específica ao cargo de professor de inglês. Os textos da prova de concurso escolhida são analisados com o método de análise de textos desenvolvido pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, [1999] 2009). Com esse método de análise, os textos são escrutinados do ponto de vista do contexto de produção; são analisadosemissor, receptor, espaço em que o texto é produzido; elementos da interação comunicativa que integram valores, normas e regras; conteúdo temático; e planos gerais dos textos. Conclui-se que a banca faz uso dos textos para avaliar os aspectos estruturais e formais da língua inglesa pois os textos são o que Striquer (2014) chama de “materialização das diversas práticas sociais de linguagem existentes”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação docentept_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAvaliação de quem ensina à luz do interacionismo sociodiscursivo : análise de textos de concurso para professores de LEM inglês do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T18:40:07Z-
dc.date.available2023-10-02T18:40:07Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36236-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This final paper aims to approach a sort of teacher evaluation, the application for a position in the Brazilian public educational system, in the light of Sociodiscursive Interactionism and to try to evaluate why the application organizer makes use of texts to cover all the specific part of the English teacher exam. The texts of the chosen exam are analyzed using the text analysis method developed by Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, [1999] 2009). With this method of analysis, the texts are scrutinized from the point of view of the production context; sender, receiver, space in which the text is produced are analyzed; elements of communicative interaction that integrate values, norms and rules; thematic content; and general plans of the texts. It is concluded that the application organizer makes use of the texts to evaluate the structural and formal aspects of the English language, since the texts are what Striquer (2014) calls “the materialization of the various existing social practices of language”.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



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