Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SauloRomuloPereiraFeitosa_tcc.pdf249,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de formação do instrutor de judô, baseadas nas propostas de didáticas pedagógicas utilizadas na iniciação infantil
Autor(es): Feitosa, Saulo Rômulo Pereira
Orientador(es): Bezerra, Lídia Mara Aguiar
Coorientador(es): Ribeiro, Alexandre Lima de Araújo
Assunto: Judô
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: FEITOSA, Saulo Rômulo Pereira. Processo de formação do instrutor de judô, baseadas nas propostas de didáticas pedagógicas utilizadas na iniciação infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As propostas pedagógicas, da modalidade judô, ofertadas no ensino infantil são o reflexo da formação do instrutor. No entanto, não se sabe como e ofertada a formação do instrutor de judô que atua na iniciação desta modalidade, área essa que guarda relação com a educação física, profissão essa que pode servir como um modelo de inovação para os instrutores que buscam capacitação. O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa de finalidade básica estratégica, objetivo descritivo exploratório, diante do método hipotético dedutivo, com abordagem qualitativa feita por meio de procedimentos bibliográficos e documentais. Mediante aos achados, foi observado que a formação do instrutor, pautada no modelo tradicional, replicada no ensino infantil, pode acarretar implicações nas aulas. Conclui-se que mesmo com o avanço científico e profissional em diversas áreas do conhecimento, muitos instrutores de judô ainda se pautam em formações apenas de teor prático que refletem nas aulas dos alunos, sendo uma aproximação com o campo da educação física, uma oportunidade de mudar este cenário.
Abstract: The pedagogical proposals of the judo modality, offered in early childhood education are the reflection of the instructor's training. However, it is not known how the training of the judo instructor who works in the initiation of this modality is offered, an area that is related to physical education, a profession that can serve as a model of innovation for instructors who seek training. The objective of this study was to conduct research for basic strategic purposes, exploratory descriptive objective, in the face of the hypothetical deductive method, with a qualitative approach made through bibliographic and documentary procedures. Through the findings, it was observed that the training of the instructor, based on the traditional model, replicated in early childhood education, can have implications in the classes. It is concluded that even with the scientific and professional advancement in several areas of knowledge, many judo instructors are still guided by training only of practical content that reflect in the classes of the students, being an approximation with the field of physical education, an opportunity to change this scenario.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.