Título: | A produção do trabalho de conclusão de curso e sua relação com a saúde mental : um olhar a partir da Teoria da Subjetividade |
Autor(es): | Santos, Beatriz Passaglia dos |
Orientador(es): | Goulart, Daniel Magalhães |
Assunto: | Estudantes universitários - saúde Universidade de Brasília (UnB) - estudantes Trabalhos de conclusão de curso Saúde mental |
Data de apresentação: | 3-Mai-2023 |
Data de publicação: | 29-Set-2023 |
Referência: | SANTOS, Beatriz Passaglia dos. A produção do trabalho de conclusão de curso e sua relação com a saúde mental: um olhar a partir da Teoria da Subjetividade. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa discute os possíveis quadros de sofrimento subjetivo articulados ao
processo de produção e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como fio
condutor um estudo de caso de uma estudante universitária. Os objetivos específicos
consistiram em elucidar os processos subjetivos relacionados ao sofrimento vivenciado pela
participante da pesquisa, explicar eventuais recursos subjetivos gerados nesse processo, bem
como o eventual papel da Universidade na produção de sofrimento subjetivo dos estudantes.
Também, objetivou-se compreender possíveis alternativas individuais e sociais geradas nesse
contexto. Para tanto, foi utilizado como referencial a Teoria da Subjetividade, a Epistemologia
Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa de González Rey. O trabalho apoiou-se
nos instrumentos de dinâmicas conversacionais e complementos de frases e a pesquisa foi
conduzida considerando o vínculo indissociável entre pesquisa de campo e construção dos
resultados. A Universidade, como instituição social apresenta-se como um campo para o estudo
das subjetividades sociais e individuais dos indivíduos que fazem parte dela, o que demanda a
superação de visões fragmentadas de fenômenos complexos como a saúde mental e a educação.
As conclusões do estudo apontam que a expressão de sofrimento subjetivo na participante
emergiu de variados processos da vida que foram articulados às suas vivências no processo de
trabalho de conclusão de curso, assim como recursos subjetivos gerados no processo. Ressaltase a pertinência de repensar a sobrecarga de demandas aos estudantes, oportunizar um contato
prévio com a pesquisa acadêmica, favorecer a superação da burocratização do ensino, de modo
a fortalecer as redes de apoio e a orientação pedagógica aos alunos. |
Abstract: | The present research discusses the possible frameworks of subjective suffering articulated to
the process of production and elaboration of the undergraduate thesis, having as a guiding
thread a case study of a university student. The specific objectives were to elucidate the
subjective processes related to the suffering experienced by the research participant, explain
possible subjective resources generated in this process, as well as the possible role of the
University in the production of subjective suffering of students. It also aimed to understand
possible individual and social alternatives generated in this context. For this, the Theory of
Subjectivity, Qualitative Epistemology and González Rey's Constructive-Interpretative
Methodology were used as references. The work relied on the instruments of conversational
dynamics and sentence completions, and the research was conducted considering the
inseparable link between field research and the construction of results. The University, as a
social institution presents itself as a field for the study of the social and individual subjectivities
of the individuals that are part of it, which demands the overcoming of fragmented visions of
complex phenomena such as mental health and education. The conclusions of the study point
out that the expression of subjective suffering in the participant emerged from various life
processes that were articulated to her experiences in the process of end-of-course work, as well
as subjective resources generated in the process. It is important to highlight the relevance of
reconsidering the overload of demands placed on students, providing opportunities for prior
contact with academic research, promoting the overcoming of bureaucratic aspects of
education, and strengthening support networks and pedagogical guidance for students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.