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Título: A produção do trabalho de conclusão de curso e sua relação com a saúde mental : um olhar a partir da Teoria da Subjetividade
Autor(es): Santos, Beatriz Passaglia dos
Orientador(es): Goulart, Daniel Magalhães
Assunto: Estudantes universitários - saúde
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Trabalhos de conclusão de curso
Saúde mental
Data de apresentação: 3-Mai-2023
Data de publicação: 29-Set-2023
Referência: SANTOS, Beatriz Passaglia dos. A produção do trabalho de conclusão de curso e sua relação com a saúde mental: um olhar a partir da Teoria da Subjetividade. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa discute os possíveis quadros de sofrimento subjetivo articulados ao processo de produção e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como fio condutor um estudo de caso de uma estudante universitária. Os objetivos específicos consistiram em elucidar os processos subjetivos relacionados ao sofrimento vivenciado pela participante da pesquisa, explicar eventuais recursos subjetivos gerados nesse processo, bem como o eventual papel da Universidade na produção de sofrimento subjetivo dos estudantes. Também, objetivou-se compreender possíveis alternativas individuais e sociais geradas nesse contexto. Para tanto, foi utilizado como referencial a Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa de González Rey. O trabalho apoiou-se nos instrumentos de dinâmicas conversacionais e complementos de frases e a pesquisa foi conduzida considerando o vínculo indissociável entre pesquisa de campo e construção dos resultados. A Universidade, como instituição social apresenta-se como um campo para o estudo das subjetividades sociais e individuais dos indivíduos que fazem parte dela, o que demanda a superação de visões fragmentadas de fenômenos complexos como a saúde mental e a educação. As conclusões do estudo apontam que a expressão de sofrimento subjetivo na participante emergiu de variados processos da vida que foram articulados às suas vivências no processo de trabalho de conclusão de curso, assim como recursos subjetivos gerados no processo. Ressaltase a pertinência de repensar a sobrecarga de demandas aos estudantes, oportunizar um contato prévio com a pesquisa acadêmica, favorecer a superação da burocratização do ensino, de modo a fortalecer as redes de apoio e a orientação pedagógica aos alunos.
Abstract: The present research discusses the possible frameworks of subjective suffering articulated to the process of production and elaboration of the undergraduate thesis, having as a guiding thread a case study of a university student. The specific objectives were to elucidate the subjective processes related to the suffering experienced by the research participant, explain possible subjective resources generated in this process, as well as the possible role of the University in the production of subjective suffering of students. It also aimed to understand possible individual and social alternatives generated in this context. For this, the Theory of Subjectivity, Qualitative Epistemology and González Rey's Constructive-Interpretative Methodology were used as references. The work relied on the instruments of conversational dynamics and sentence completions, and the research was conducted considering the inseparable link between field research and the construction of results. The University, as a social institution presents itself as a field for the study of the social and individual subjectivities of the individuals that are part of it, which demands the overcoming of fragmented visions of complex phenomena such as mental health and education. The conclusions of the study point out that the expression of subjective suffering in the participant emerged from various life processes that were articulated to her experiences in the process of end-of-course work, as well as subjective resources generated in the process. It is important to highlight the relevance of reconsidering the overload of demands placed on students, providing opportunities for prior contact with academic research, promoting the overcoming of bureaucratic aspects of education, and strengthening support networks and pedagogical guidance for students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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