Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sanz, Claudia Guilmar Linhares | - |
dc.contributor.author | Neves, Beatriz Palhares | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Beatriz Palhares. Um olhar importante para a educação: algumas relações entre redes sociais e saúde mental dos adolescentes. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo visa pensar a relação entre o aumento de casos de adolescentes
diagnosticados com transtornos depressivos e de ansiedade, o uso das redes sociais e as
lógicas sociais implicadas nesses dispositivos. Analisamos aqui como esses problemas de
saúde mental, sofridos hoje pelos jovens e adolescentes brasileiros, se vinculam ao uso
dessas novas tecnologias de comunicação em massa, principalmente às lógicas de
concorrência, avaliação e visibilidade intensificadas por essas tecnologias. Trata-se de um
tema cada vez mais relevante para os estudos em Educação, já que esse novo quadro tem
afetado profundamente as escolas e suas comunidades, transformando as demandas
pedagógicas que precisam lidar com essas novas realidades e contextos sociais.
Metodologicamente, trabalhamos a partir de uma revisão bibliográfica, articulando
reportagens atuais acerca do assunto, pesquisas recentes e textos teóricos que analisam a
questão a partir de uma problematização social. De fato, partindo do pressuposto que as
escolas são campos de discursos que permeiam a sociedade, compreendemos que a
problemática da saúde mental refletida no aumento de casos em adolescentes, interfere
diretamente a realidade escolar, transformando a análise sobre a problemática, seus
mecanismos e suas estruturas sociais em um tema fundamental na formação de pedagogos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes - saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line - comportamento de usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sofrimento psíquico | pt_BR |
dc.title | Um olhar importante para a educação : algumas relações entre redes sociais e saúde mental dos adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T12:35:27Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T12:35:27Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36203 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to think about the relationship between the increase in cases of adolescents
diagnosed with disorders such as depression and anxiety, the use of social networks and the
social logics implied in these devices. We analyze here how these mental health problems
suffered today by Brazilian youth and adolescents are linked to the use of these new mass
communication technologies, mainly because they end up intensifying the logics of
competition, evaluation, and visibility. This is an increasingly relevant theme for studies in
Education, since this new framework has deeply affected schools and their communities,
transforming the pedagogical demands that need to deal with these new realities and social
contexts. Methodologically, we worked from a bibliographic review on the theme, articulating
current reports on the subject, recent research, and theoretical texts that analyze the issue from
a social problematization. In fact, based on the assumption that schools are fields of discourse
that permeate society, we understand that the mental health problem, reflected in the increase
of adolescent cases, interferes directly with school reality, transforming the analysis of the
problem, its mechanisms, and its social structures into a fundamental theme in our training as
educators. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|