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Título: Estudo da rapidez de uma reação química : uma abordagem investigativa
Outros títulos: Study of the rapidity of a chemical reaction : an investigative approach
Autor(es): Alexandre, Thiago Fraga
Orientador(es): Silva, Wesley Pereira da
Assunto: Ensino por investigação
Química - estudo e ensino
Reações químicas
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 28-Set-2023
Referência: ALEXANDRE, Thiago Fraga. Estudo da rapidez de uma reação química: uma abordagem investigativa. 2021. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade investigativa (AI) aplicada em um colégio particular do Distrito Federal, com seis turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, em um modelo híbrido, uma parte dos estudantes estava de maneira presencial, enquanto a outra parte acompanhava de maneira remota as três etapas de aplicação. Esse contexto de ensino foi provocado pela pandemia da covid- 19. O trabalho foi baseado na abordagem qualitativa e utilizou a técnica de questionários e observações como tipo de pesquisa qualitativa. O objetivo do trabalho foi ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre os aspectos relacionados aos fenômenos químicos, a partir de uma atividade investigativa sobre os fatores que podem alterar a rapidez das reações químicas. Durante a aplicação da atividade contamos com 108 participantes na primeira etapa, 88 participantes na segunda etapa e na etapa final, 73 participantes. Após a realização da AI, um quantitativo significativo dos estudantes apontou a liberação de gás como uma evidência para transformação química. Mais da metade dos estudantes entende que fatores como a temperatura, a concentração e a superfície de contato podem influenciar na utilização de medicamentos e na otimização da realização de reações químicas.
Abstract: This work presents the results of an investigative activity (AI) applied in a private school in the Federal District, with six classes of the 9th grade of Elementary School, in a hybrid model, one part of the students was in person, while the other part followed up. remotely as three application steps. This teaching context was caused by the Covid19 pandemic. The work was based on a qualitative approach and used the technique of questionnaires and observation as a type of qualitative research. The objective of the work was to expand the knowledge of scholars about aspects related to chemical factors, from an investigative activity on the factors that can change the speed of chemical substances. During the application of the activity, we had 108 participants in the first stage, 88 participants in the second stage and 73 participants in the final stage. After performing the AI, a number of indicators pointed out the release of gas as evidence for chemical transformation. More than half of students understand that factors such as temperature, concentration and contact surface can occur in the use of medications and optimization of the application of agents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
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Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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