Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IolandaInaciaOliveira_tcc.pdf499,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização da metodologia investigativa no ensino de química : a relação da reação de oxidação com a conservação de alimentos
Autor(es): Oliveira, Iolanda Inácia
Orientador(es): Silva, Wesley Pereira da
Assunto: Química - estudo e ensino
Ensino por investigação
Alimentos - conservação
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: OLIVEIRA, Iolanda Inácia. A utilização da metodologia investigativa no ensino de química: a relação da reação de oxidação com a conservação de alimentos. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do ensino investigativo através da realização de uma sequência metodológica, analisando o processo de oxidação enzimática da maçã, envolvendo conservação de alimentos. Trata-se de uma metodologia com ênfase na elaboração de hipóteses pelos alunos, visando reduzir o processo de oxidação enzimática com objetos do cotidiano, a pesquisa foi desenvolvida remotamente, com 18 estudantes do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública no estado de Goiás. Os resultados observados foram satisfatórios para uma aplicação de ensino on-line, o uso da metodologia foi de grande relevância para o ensino, pois decorreu um olhar investigativo nos estudantes, além de ser uma atividade de baixo custo possível do aluno praticar no seu cotidiano.
Abstract: This study aimed to evaluate the efficiency of investigative teaching through the realization of a methodological sequence, analyzing the process of enzymatic oxidation of apples, involving food preservation. It is a methodology with emphasis on the elaboration of hypotheses by the students, aiming to reduce the enzymatic oxidation process with everyday objects, the research was carried out remotely, with 18 students of the 8th year of elementary school of a public school in the state of Goiás. The results observed were satisfactory for an online teaching application, the use of the methodology was of great relevance for teaching, as it took an investigative look at the students, in addition to being a low-cost activity for the student to practice in their daily.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.