Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36102
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KathlynEvellynFerreiraDias_tcc.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento da alface (Lactuca sativa L.) sob sistema de cultivo em aquaponia e sistema agroflorestal
Autor(es): Dias, Kathlyn Evellyn Ferreira
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Alface
Alface - cultivo
Aquaponia
Sistema agroflorestal
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: DIAS, Kathlyn Evellyn Ferreira. Desenvolvimento da alface (Lactuca sativa L.) sob sistema de cultivo em aquaponia e sistema agroflorestal. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho agronômico da cultura da alface crespa, Vanda, em sistema de aquaponia, consorciada com Tilápia-do-Nilo, e, no Sistema Agroflorestal, consorciada com cebolinha. O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa – UnB, no período de fevereiro a abril de 2022. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com dois tratamentos, sistema de aquaponia e sistema agroflorestal, em quatro repetições. O sistema de aquaponia era composto de quatro tanques, com 60 peixes cada, e quatro bancadas. O sistema agroflorestal foi composto de canteiros circundados por linhas de bananeira e eucalipto. Com relação à alface, os dados coletados foram massa fresca, matéria seca, número de folhas e diâmetro da planta. No caso dos peixes, foram avaliados o peso do animal e o comprimento, ao longo de 45 dias, resultando em ganho de peso e conversão alimentar no mesmo período. Foi observado desempenho agronômico superior da alface em sistema agroflorestal. Importante ressaltar que não houve suplementação nutricional para a alface em aquaponia, dependendo exclusivamente dos resíduos dos peixes. Em ambos os sistemas, a alface teve seu crescimento prejudicado pelo sombreamento causado por árvores e sombrite. Os peixes apresentaram ganho de peso e conversão alimentar positivos ao longo do período, não tendo sido afetados pelo cultivo da alface.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.