Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AislanySoaresPereiraZiech_tcc.pdf439,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teores de umidade e lítio em genótipos de manjericão
Autor(es): Ziech, Aislany Soares Pereira
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Manjericão
Manjericão - cultivo
Manjericão - nutrição
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: ZIECH, Aislany Soares Pereira. Teores de umidade e lítio em genótipos de manjericão. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Manjericão é o nome popular para diversas espécies do gênero Ocimum, que pertence à família Lamiaceae. É utilizado para fins de culinária, além da utilização dos óleos essenciais na indústria farmacêutica e cosmética. Este trabalho teve como objetivo verificar os teores de umidade e lítio em genótipos de manjericão cultivados a campo no Distrito Federal, para isso, foram obtidos os resultados a partir de um campo experimental desenvolvido na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, com delineamento em blocos casualizados, com quatro genótipos, quatro repetições e quinze plantas por parcela. Os dados obtidos a partir da extração dos níveis de umidade e de lítio a partir da biomassa proveniente das folhas, inflorescências e ramos foram confrontados com os dados encontrados na literatura. A colheita foi realizada noventa dias após o plantio. A aferição da umidade foi realizada por meio da metodologia de perda de massa por dessecação, com secagem direta em estufa a 105º C e a aferição dos níveis de lítio se deu pela técnica multielementar de espectrometria de emissão óptica com plasma de argônio individualmente acoplado (ICPOES). Os níveis de umidade variaram de 73,8% a 81,8% e os teores de lítio apresentaram valores entre 1,25 mg/Kg e 1,49 mg/Kg. Por fim, foi realizado um estudo sobre os benefícios do lítio aos seres humanos, bem como uma exploração sobre eventuais recomendações de ingestão diária, ou DRI, do mineral.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.