Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaGabriellaSilvaVenancio_tcc.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na Corteva Agriscience™, em Planaltina, Distrito Federal, durante segundo semestre 2021
Autor(es): Venâncio, Amanda Gabriella Silva
Orientador(es): Mendonça, Renata Santos de
Assunto: Inseto
Insetário
Inseto - criação massal
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: VENÂNCIO, Amanda Gabriella Silva. Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na Corteva Agriscience™, em Planaltina, Distrito Federal, durante segundo semestre 2021. 2022. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio na Corteva Agriscience™, unidade de Planaltina, DF, no segundo semestre de 2021, no intervalo de 16/08/2021 a 10/12/2021, com 17 semanas corridas e 510 horas. O estágio está condicionado a matrícula na disciplina “Estágio Supervisionado 1” oferecida pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, e a celebração de um Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que foi firmado entre a Corteva e a FAV, UnB. No Projeto Pedagógico do curso, o estágio está entre as exigências para a aprovação e obtenção do diploma de graduação em Agronomia. A Corteva é uma grande empresa americana considerada atualmente uma das maiores no ramo da agricultura, no que tange a produção de produtos químicos e sementes. Com a especialização adquirida ao longo dos anos, investimentos em inovação tecnológica e realizações científicas, tem oferecido ao setor agrícola produtos e serviços que propiciam melhorias para o campo, especialmente para as culturas do milho e da soja. As atividades realizadas durante o estágio envolveram o acompanhamento das pesquisas desenvolvidas no Insetário da Corteva, como os processos de criação massal de lepidópteros de culturas agrícolas para a cultura do milho, i.e., Spodoptera frugiperda, e soja, Spodoptera eridania e Spodoptera cosmioides, criação da cigarrinha-do-milho (Dalbulos maidis) sobre o hospedeiro natural, coletas desses insetos no campo, realização de bioensaios em laboratório e ensaios em casa-de vegetação. Estes insetos foram criados com o objetivo de monitorar populações do campo resistentes a uma das tecnologias desenvolvidas pela empresa, o milho Bt, e também testar outras novas tecnologias. As variedades de milho Bt caracterizam-se pela presença de um ou mais genes da bactéria Bacillus thurigiensis em seu genoma. Essa bactéria é capaz de sintetizar proteínas tóxicas, conhecidas como Cry, Cyt ou Vip, que apresentam um grande potencial inseticida. O estágio permitiu aprender a lidar com dificuldades, enfrentar situações inusitadas, e assumir compromissos que envolvem o trabalho em equipe. O relacionamento com os profissionais da Corteva, a percepção da postura e atitudes diante de diversas circunstâncias trouxe experiências importantes para o desenvolvimento das habilidades científicas e práticas em entomologia e para o aperfeiçoamento profissional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.