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Título: Desenvolvimento de motor de foguete a propelentes híbridos para foguetes de sondagem com tanque de oxidante e câmara de combustão integrados
Autor(es): Rosa, André Sarkis
Brandão, Paulo Henrique Reis
Orientador(es): Veras, Carlos Alberto Gurgel
Assunto: Motores
Propulsão híbrida
Parafina
Impressão Tridimensional (3D)
Data de apresentação: Jul-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: ROSA, André Sarkis; BRANDÃO, Paulo Henrique Reis. Desenvolvimento de motor de foguete a propelentes híbridos para foguetes de sondagem com tanque de oxidante e câmara de combustão integrados. 2022. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Foguetes que utilizam motores de propulsão híbrida são uma ótima alternativa a motores que utilizam exclusivamente propelentes sólidos ou líquidos. A propulsão híbrida possui as vantagens de um manuseio mais seguro do oxidante e do combustível e de um maior controle da combustão quando comparada à propulsão sólida. Possui, ainda, as vantagens de ser mais barata e mecanica mente mais simples do que a propulsão líquida. Quanto ao impulso específico, motores híbridos se encontram em uma faixa entre os motores sólidos e os motores líquidos. O presente trabalho possui o objetivo de dar prosseguimento aos estudos de propulsão híbrida da Universidade de Brasília, projetando um motor com o par combustível-oxidante de parafina-N2O com tanque de oxidante e câmara de combustão integrados. O motor será utilizado em um foguete que participará de competições universitárias de foguetemodelismo, como a Cobruf no Brasil e a Spaceport America Cup nos Estados Unidos. O motor conta, ainda, com a inovação da utilização do polímero ácido poliláctico (PLA) de impressão 3D como vaso de pressão para reduzir o peso do conjunto. O sistema de injeção, ignição e vedação foi testado e aprovado com óxido nitroso a 55 bar. Uma caracterização inédita de PLA como vaso de pressão foi executada.
Abstract: Rockets that use hybrid propulsion engines are a great alternative to rocket engines that uses only solidity or liquid propellants. A hybrid propulsion has the advantages of a safer handling of fuel and oxidizer and a better control o combustion when compared to solid propulsion. In addition, it has the advantages of being cheaper and mechanically simpler then liquid propulsion. Regarding the specific impulse, hybrid engines lay in a range between solid engines and liquid engines. The present work aims to continue the studies on hybrid propulsion of the University of Brasilia by designing a paraffin-N2O engine with a oxider tank integrated with the combustion chamber. This engine will be part of a rocket that will compete in model-rocketry competitions, such as Cobruf in Brazil and Spaceport America Cup in the United States. Moreover, the engine is designes with some parts made of 3D printed acid polymer polylactic (PLA) as pressure vessel to reduce weight. The sealing, ignition and injection system was tested and approved with nitrous oxide at up to 55 bar. A new study on PLA as pressure vessel was conducted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
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