Título: | Estudo do estado da arte acerca da eficácia da acessibilidade dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem |
Autor(es): | Pereira, Nathália Bim de Souza |
Orientador(es): | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto: | Acessibilidade Ensino - ambientes informais Ambientes virtuais de aprendizagem Tecnologia assistiva |
Data de apresentação: | 12-Jun-2023 |
Data de publicação: | 25-Set-2023 |
Referência: | PEREIRA, Nathália Bim de Souza. Estudo do estado da arte acerca da eficácia da acessibilidade dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A acessibilidade dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVAs) é um tema que vem ganhando muito espaço no campo das pesquisas, e como
resultado tem se aumentado as demandas por AVAs inclusivos e por uma equipe de
gestão da plataforma que pense e trabalhe para ofertar um ambiente acessível. Com base
nesses pontos, o objetivo central deste trabalho é investigar a eficácia da acessibilidade
dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e, em específico, busca avaliar se a
adoção de medidas acessíveis tem trazido avanços efetivos para a inclusão de pessoas
com deficiência em processos de ensino e aprendizagem online, apresentando sugestões
para tornar os AVAs ferramentas mais acessíveis utilizando como base do Desenho
Universal para a Aprendizagem e as Tecnologias Assistivas. Durante a realização desta
pesquisa, buscou-se refletir a respeito das conclusões de pesquisadores encontrados e
contribuir para a formação de uma base de dados sobre a questão da importância da
acessibilidade dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, a partir de uma
demonstração teórica de autores que se empenharam em escrever sobre a temática aqui
pontuada. |
Abstract: | Accessibility within Virtual Learning Environments (VLEs) is a topic
that has been gaining much space in the field of research, and as a result, the demands for
inclusive VLEs and for a platform management team that thinks and works to offer an
accessible environment have increased. Based on these points, the main goal of this work
is to investigate the effectiveness of accessibility within Virtual Learning Environments
and, specifically, seeks to evaluate whether the adoption of accessible measures has
brought effective advances for the inclusion of people with disabilities in teaching and
learning processes online, presenting suggestions to make VLEs more accessible tools
using the Universal Design for Learning and Assistive Technology as a basis. During this
research, we sought to reflect on the conclusions of the researchers found and to
contribute to the formation of a database on the issue of the importance of accessibility
within Virtual Learning Environments, from a theoretical demonstration of authors who
have endeavored to write about the theme pointed here. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.