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Título: A educação sexual na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Melina Eduarda Alves da
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Educação sexual para crianças
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Plano Nacional de Educação (PNE)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Currículo escolar
Ensino fundamental - séries iniciais
Data de apresentação: 28-Jun-2023
Data de publicação: 25-Set-2023
Referência: SILVA, Melina Eduarda Alves da. A educação sexual na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo se desenvolveu com o objetivo de analisar dos documentos oficiais da educação, com foco na educação sexual para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, notando-se que ainda é um grande tabu na sociedade, pouco estudado e quase nunca ensinado dentro das escolas, mesmo se tratando de um assunto de extrema importância e necessidade. A pesquisa desse artigo foi feita através da análise dos documentos oficiais da educação: Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional da Educação, Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais e Currículo em Movimento. Propõe-se nesse artigo a interpretação e observação de como a educação sexual é abordada nos documentos oficiais da educação e como pode ser trabalhada dentro das escolas nos segmentos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. A sociedade em grande parte ainda não entende sobre esse tema e acaba passando adiante muita desinformação gerando ainda mais tabus e empecilhos na inserção da educação sexual dentro das escolas.
Abstract: Abstract: This work was developed with the objective of analyzing official education documents focusing on sex education for early childhood education and early years, noting that it is still a big taboo in society, little studied and almost never taught in schools, even if dealing with a subject of extreme importance and necessity. The research for this article was carried out through the analysis of official education documents: Common National Curriculum Base, National Education Plan, Law of Guidleines and Basis, National Curriculum Parameters and Curriculum in Motion. This article proposes the interpretation and observation of how sex education is addressed in official education documents and how it can be worked within schools in the segments of early childhood education and elementary education. Society, to a large extent, still does not understand this topic and ends up passing on a lot of misinformation, generating even more taboos and obstacles in the insertion of sex education within schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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