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dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorSpielkamp, Luciana Salgado-
dc.identifier.citationSPIELKAMP, Luciana Salgado. Mediação pedagógica no bloco inicial de alfabetização: o reagrupamento em uma Escola Classe Do Distrito Federal. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo conhecer que tipo de mediação docente tem sido realizada no Reagrupamento do Bloco Inicial de Alfabetização, a fim de apontar contribuições, limites e desafios desta proposta em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e utilizou como técnica de pesquisa para gerar os dados a entrevista semiestruturada com seis professores de uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As entrevistas foram aplicadas no primeiro semestre de 2023. Os conceitos abordados na pesquisa foram: interação social, mediação pedagógica, alfabetização e letramento, sendo os principais autores utilizados: Vygotski,(1998,2001) Emília Ferreiro (1999, 2015), Ana Teberosky (2015) e Magda Soares (2020, 2021,2022). Os resultados sinalizaram que o Reagrupamento como intervenção pedagógica é uma estratégia que coloca em perspectiva o aprendizado em grupo e as possibilidades que o docente pode ter de atuação. O estudo permitiu identificar os desafios e as dificuldades, que são muitos e complexos, entre eles o excesso de crianças em sala de aula, a falta de um auxiliar na aplicação das atividades, frustrações dos docentes em relação a como realizar o reagrupamento. Por outro lado, foi possível constatar que os professores compreendem seu papel de mediador no processo de alfabetização, utilizando atividades lúdicas, e na medida do possível, realizando atividades em grupos para atender aspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - escolas públicaspt_BR
dc.titleMediação pedagógica no bloco inicial de alfabetização : o reagrupamento em uma Escola Classe Do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T17:51:11Z-
dc.date.available2023-09-25T17:51:11Z-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36081-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to gather the knowledge related to the form of teaching mediation that is performed during the proceedings of pedagogical intervention, more specifically in the initiatives related to the regrouping of classes in the Primary Literacy Section ("Bloco Inicial de Alfabetização") in a public school of the Federal District, as to offer insights, propose limits and expose challenges of this proposition. The current research is based on a qualitative approach and in order to generate the necessary data, relied on semistructured interviews of six teachers, currently working in a school from the Federal District´s State Department of Education, as the method of assessment. The interviews were carried out in the first semester of 2023. The concepts focused on in the current work were the following: social interaction, teaching mediation, alphabetization and literacy, according to the following authors: Vygotski (1998,2001) Emília Ferreiro (1999,2015), Ana Teberosky (2015) and Magda Soares (2020,2021,2022). The results pointed out that Regrouping, as a teaching intervention, is a strategy that puts the collective learning experience in proper perspective, presenting teachers with some learning possibilities that might be available. The current study allowed the recognition of the many challenges and difficulties of the subject, in its various degrees of complexity, such as the excessive count of students in each classroom; the lack of support staff to carry out related activities; the frustration of the teaching staff, regarding the lack of knowledge of the proper methods of execution of Regrouping. On the other hand, the current study did allow the conclusion that teachers do comprehend their roles as mediators in the literacy process, by using recreational activities as much as by employing group activities to assist the indicated children, according to the results from the Psychogenesis diagnostic test.pt_BR
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