Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Spielkamp, Luciana Salgado | - |
dc.identifier.citation | SPIELKAMP, Luciana Salgado. Mediação pedagógica no bloco inicial de alfabetização: o reagrupamento em uma Escola Classe Do Distrito Federal. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo conhecer que tipo de mediação docente tem
sido realizada no Reagrupamento do Bloco Inicial de Alfabetização, a fim de apontar
contribuições, limites e desafios desta proposta em uma escola da rede pública de
ensino do Distrito Federal. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e utilizou como
técnica de pesquisa para gerar os dados a entrevista semiestruturada com seis
professores de uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As
entrevistas foram aplicadas no primeiro semestre de 2023. Os conceitos abordados
na pesquisa foram: interação social, mediação pedagógica, alfabetização e
letramento, sendo os principais autores utilizados: Vygotski,(1998,2001) Emília
Ferreiro (1999, 2015), Ana Teberosky (2015) e Magda Soares (2020, 2021,2022). Os
resultados sinalizaram que o Reagrupamento como intervenção pedagógica é uma
estratégia que coloca em perspectiva o aprendizado em grupo e as possibilidades que
o docente pode ter de atuação. O estudo permitiu identificar os desafios e as
dificuldades, que são muitos e complexos, entre eles o excesso de crianças em sala
de aula, a falta de um auxiliar na aplicação das atividades, frustrações dos docentes
em relação a como realizar o reagrupamento. Por outro lado, foi possível constatar
que os professores compreendem seu papel de mediador no processo de
alfabetização, utilizando atividades lúdicas, e na medida do possível, realizando
atividades em grupos para atender as | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Mediação pedagógica no bloco inicial de alfabetização : o reagrupamento em uma Escola Classe Do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T17:51:11Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T17:51:11Z | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36081 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to gather the knowledge related to the form of teaching
mediation that is performed during the proceedings of pedagogical intervention, more
specifically in the initiatives related to the regrouping of classes in the Primary Literacy
Section ("Bloco Inicial de Alfabetização") in a public school of the Federal District, as
to offer insights, propose limits and expose challenges of this proposition. The current
research is based on a qualitative approach and in order to generate the necessary
data, relied on semistructured interviews of six teachers, currently working in a school
from the Federal District´s State Department of Education, as the method of
assessment. The interviews were carried out in the first semester of 2023. The
concepts focused on in the current work were the following: social interaction, teaching
mediation, alphabetization and literacy, according to the following authors: Vygotski
(1998,2001) Emília Ferreiro (1999,2015), Ana Teberosky (2015) and Magda Soares
(2020,2021,2022). The results pointed out that Regrouping, as a teaching intervention,
is a strategy that puts the collective learning experience in proper perspective,
presenting teachers with some learning possibilities that might be available. The
current study allowed the recognition of the many challenges and difficulties of the
subject, in its various degrees of complexity, such as the excessive count of students
in each classroom; the lack of support staff to carry out related activities; the frustration
of the teaching staff, regarding the lack of knowledge of the proper methods of
execution of Regrouping. On the other hand, the current study did allow the
conclusion that teachers do comprehend their roles as mediators in the literacy
process, by using recreational activities as much as by employing group activities to
assist the indicated children, according to the results from the Psychogenesis
diagnostic test. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|