Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LoyaneNunesDeAssis_tcc.pdf866,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorAssis, Loyane Nunes de-
dc.identifier.citationASSIS, Loyane Nunes de. Ludicidade, brincadeiras e jogos: observações, percepções e práticas em estágios nos anos iniciais do ensino fundamental 2023. 74 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia resultou de pesquisa bibliográfica e documental descritiva quanto a discussão de temas e de observações participantes sistematizadas e ações práticas de aprendizagem em estágios obrigatórios. Teve como objetivo principal analisar e perceber práticas didáticas e educativas vivenciadas no processo de desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino fundamental. Investigou a contribuição do ensino lúdico através de jogos e brincadeiras, que oportunizam uma educação mais leve, significativa e democrática, possibilitando, também, a inclusão dos estudantes em todas as atividades realizadas. Ressaltou a importância da escuta sensível e da educação amorosa vinculada à aprendizagem escolar, e buscou evidenciar a atenção dos professores para estas questões, servindo de referência conceitual às práticas pedagógicas não somente na Educação infantil, mas também, nos anos iniciais do Ensino fundamental. Por fim, foram observadas ações educativas lúdicas e seus efeitos no desenvolvimento dos estudantes, a inclusão escolar, a educação amorosa e emancipatória e o uso do livro didático. O estudo analisou impasses que dificultam o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes e discutiu assuntos que facilitam a construção pelos escolares de valores morais, éticos, sociaise críticos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - jogos educativospt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordJogos em educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleLudicidade, brincadeiras e jogos : observações, percepções e práticas em estágios nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T17:29:57Z-
dc.date.available2023-09-25T17:29:57Z-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36080-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work for the conclusion of the graduation course in Pedagogy evolved from descriptive bibliographical and documentary research regarding the discussion of themes and observation of systematized participants and learning actions in incentives. Its main objective was to analyze and perceive didactic and educational practices experienced in the development process of students in the early years of elementary school. It investigated the contribution of ludic teaching through games and plays, which provide a lighter, more meaningful and democratic education, also allowing the inclusion of students in all activities carried out. Highlighted the importance of sensitive listening and kind education linked to school learning, and searched to highlight teachers' attention to these issues, serving as a conceptual reference to pedagogical practices not only in early childhood education, but also in the early years of elementary school. Finally, were observed ludic educational actions and their effects on student development, school inclusion, kind and emancipatory education and the use of textbooks. The study analyzed impasses that hinder the cognitive development of learners and discussed subjects that facilitate the construction of moral, ethical, social and critical values by students.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.