Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Assis, Loyane Nunes de | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Loyane Nunes de. Ludicidade, brincadeiras e jogos: observações, percepções e práticas em estágios nos anos iniciais do ensino fundamental 2023. 74 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia resultou de pesquisa
bibliográfica e documental descritiva quanto a discussão de temas e de observações
participantes sistematizadas e ações práticas de aprendizagem em estágios obrigatórios. Teve
como objetivo principal analisar e perceber práticas didáticas e educativas vivenciadas no
processo de desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino fundamental.
Investigou a contribuição do ensino lúdico através de jogos e brincadeiras, que oportunizam
uma educação mais leve, significativa e democrática, possibilitando, também, a inclusão dos
estudantes em todas as atividades realizadas. Ressaltou a importância da escuta sensível e da
educação amorosa vinculada à aprendizagem escolar, e buscou evidenciar a atenção dos
professores para estas questões, servindo de referência conceitual às práticas pedagógicas não
somente na Educação infantil, mas também, nos anos iniciais do Ensino fundamental. Por
fim, foram observadas ações educativas lúdicas e seus efeitos no desenvolvimento dos
estudantes, a inclusão escolar, a educação amorosa e emancipatória e o uso do livro didático. O
estudo analisou impasses que dificultam o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes e discutiu
assuntos que facilitam a construção pelos escolares de valores morais, éticos, sociaise críticos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos em educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Ludicidade, brincadeiras e jogos : observações, percepções e práticas em estágios nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T17:29:57Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T17:29:57Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36080 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work for the conclusion of the graduation course in Pedagogy evolved from
descriptive bibliographical and documentary research regarding the discussion of themes and
observation of systematized participants and learning actions in incentives. Its main objective
was to analyze and perceive didactic and educational practices experienced in the development
process of students in the early years of elementary school. It investigated the contribution of
ludic teaching through games and plays, which provide a lighter, more meaningful and
democratic education, also allowing the inclusion of students in all activities carried out.
Highlighted the importance of sensitive listening and kind education linked to school learning,
and searched to highlight teachers' attention to these issues, serving as a conceptual reference
to pedagogical practices not only in early childhood education, but also in the early years of
elementary school. Finally, were observed ludic educational actions and their effects on student
development, school inclusion, kind and emancipatory education and the use of textbooks. The
study analyzed impasses that hinder the cognitive development of learners and discussed
subjects that facilitate the construction of moral, ethical, social and critical values by students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|