Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Conte, Lígia Caroline de Sousa Leite | - |
dc.identifier.citation | CONTE, Lígia Caroline de Sousa Leite. Projeto interventivo para a recomposição das aprendizagens: a realização do Projeto Resgatando Saberes em um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é um aspecto fundamental da sociedade, e garantir que todas as
crianças tenham acesso a uma educação de qualidade socialmente referenciada é
crucial. Nos últimos anos, se tem assistido a um crescente reconhecimento da
importância dos projetos de intervenção no ensino básico, principalmente com o
retorno às aulas presenciais no período pós-pandemia. Esses projetos fornecem
apoio pedagógico direcionado a estudantes com dificuldades, ajudando-os a superar
desafios acadêmicos e desenvolver importantes habilidades sociais e emocionais.
Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo geral de conhecer e analisar o
projeto interventivo “Resgatando Saberes”, realizado para a recomposição das
aprendizagens dos estudantes do 6º e 7º ano dos Anos Finais do Ensino
Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal. Além disso, a pesquisa teve
como objetivos específicos: analisar as justificativas que impulsionaram a realização
do projeto interventivo “Resgatando Saberes”; discutir a concepção das
coordenadoras pedagógicas intermediária e local acerca do projeto interventivo e da
avaliação; identificar os desafios e possibilidades do projeto interventivo frente à
recomposição das aprendizagens dos estudantes. Para isso, realizou-se uma
pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os principais autores que
subsidiaram a pesquisa bibliográfica foram Freitas (2003; 2009, 2013); Saviani
(2005; 2022) Luckesi (2000), Villas Boas (2007; 2019; 2006); Veiga (2006). Em
relação aos procedimentos de levantamento dos dados, optou-se pelo estudo de
caso realizado em uma escola pública situada em uma região administrativa do
Distrito Federal. As interlocutoras da pesquisa foram coordenadoras intermediárias e
locais que acompanharam e implementaram o projeto “Resgatando Saberes” no
Centro de Ensino Fundamental. Os dados analisados foram gerados por meio de
questionário, observação e registro em diário de campo. Por fim, notou-se que é
evidente que o projeto interventivo em análise propõe situações educativas aos
estudantes de maneira diferenciada do que acontece na sala de aula comum,
aproxima-se de uma concepção formativa de avaliação, utilizando-se da
diversificação das estratégias, da ludicidade e por ações que fogem ao
convencional, com vistas a envolver os estudantes e engajá-los em uma proposta
que permita o alcance dos objetivos traçados para recompor as aprendizagens. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-pandemia covid 19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - dificuldades | pt_BR |
dc.title | Projeto interventivo para a recomposição das aprendizagens : a realização do Projeto Resgatando Saberes em um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T14:48:26Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T14:48:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36076 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Fernandes, Rosana César de Arruda | - |
dc.description.abstract1 | Education is a fundamental aspect of society, and ensuring that all children have
access to a quality education is crucial. In recent years, it has been verified that there
has been a growing recognition of the importance of intervention projects in basic
education. These projects provide targeted support to struggling students, helping
them overcome academic challenges and develop important social and emotional
skills. In this way, the present study had the general objective of analyzing whether
the intervention project “Resgatando Saberes” carried out in a public school in the
Federal District has contributed to the recomposition of students' learning. In addition,
the research had the following specific objectives: To analyze the justifications that
drove the realization of the intervention project “Resgatando Saberes”; Discuss the
conception of the intermediary and local pedagogical coordinators about the
intervention project and the evaluation; to identify the challenges and possibilities of
the intervention project facing the recomposition of students' learning. For this, a
study with a qualitative approach, of the descriptive type, was initially carried out.
Regarding data collection procedures, we opted for a case study carried out in a
public school located in the administrative region of Federal District. The research
interlocutors were intermediary and local coordinators who accompanied and
implemented the Resgatando Saberes Project in the referred school. The analyzed
data were generated through a questionnaire, observation and registration in a field
diary. Finally, it was noted that it is evident that the interventional project rescuing
knowledge proposes educational situations to students in a different way from what
happens in the common classroom, using the diversification of strategies, playfulness
and actions that are beyond the scope of conventional, with a view to involving
students and engaging them in a proposal that allows the achievement of the outlined
objectives. | pt_BR |
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