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dc.contributor.advisorPereira, Marcelo Fabiano Rodrigues-
dc.contributor.authorConte, Lígia Caroline de Sousa Leite-
dc.identifier.citationCONTE, Lígia Caroline de Sousa Leite. Projeto interventivo para a recomposição das aprendizagens: a realização do Projeto Resgatando Saberes em um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA educação é um aspecto fundamental da sociedade, e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade socialmente referenciada é crucial. Nos últimos anos, se tem assistido a um crescente reconhecimento da importância dos projetos de intervenção no ensino básico, principalmente com o retorno às aulas presenciais no período pós-pandemia. Esses projetos fornecem apoio pedagógico direcionado a estudantes com dificuldades, ajudando-os a superar desafios acadêmicos e desenvolver importantes habilidades sociais e emocionais. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo geral de conhecer e analisar o projeto interventivo “Resgatando Saberes”, realizado para a recomposição das aprendizagens dos estudantes do 6º e 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal. Além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos: analisar as justificativas que impulsionaram a realização do projeto interventivo “Resgatando Saberes”; discutir a concepção das coordenadoras pedagógicas intermediária e local acerca do projeto interventivo e da avaliação; identificar os desafios e possibilidades do projeto interventivo frente à recomposição das aprendizagens dos estudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os principais autores que subsidiaram a pesquisa bibliográfica foram Freitas (2003; 2009, 2013); Saviani (2005; 2022) Luckesi (2000), Villas Boas (2007; 2019; 2006); Veiga (2006). Em relação aos procedimentos de levantamento dos dados, optou-se pelo estudo de caso realizado em uma escola pública situada em uma região administrativa do Distrito Federal. As interlocutoras da pesquisa foram coordenadoras intermediárias e locais que acompanharam e implementaram o projeto “Resgatando Saberes” no Centro de Ensino Fundamental. Os dados analisados foram gerados por meio de questionário, observação e registro em diário de campo. Por fim, notou-se que é evidente que o projeto interventivo em análise propõe situações educativas aos estudantes de maneira diferenciada do que acontece na sala de aula comum, aproxima-se de uma concepção formativa de avaliação, utilizando-se da diversificação das estratégias, da ludicidade e por ações que fogem ao convencional, com vistas a envolver os estudantes e engajá-los em uma proposta que permita o alcance dos objetivos traçados para recompor as aprendizagens.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPós-pandemia covid 19pt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.titleProjeto interventivo para a recomposição das aprendizagens : a realização do Projeto Resgatando Saberes em um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T14:48:26Z-
dc.date.available2023-09-25T14:48:26Z-
dc.date.submitted2023-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36076-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.description.abstract1Education is a fundamental aspect of society, and ensuring that all children have access to a quality education is crucial. In recent years, it has been verified that there has been a growing recognition of the importance of intervention projects in basic education. These projects provide targeted support to struggling students, helping them overcome academic challenges and develop important social and emotional skills. In this way, the present study had the general objective of analyzing whether the intervention project “Resgatando Saberes” carried out in a public school in the Federal District has contributed to the recomposition of students' learning. In addition, the research had the following specific objectives: To analyze the justifications that drove the realization of the intervention project “Resgatando Saberes”; Discuss the conception of the intermediary and local pedagogical coordinators about the intervention project and the evaluation; to identify the challenges and possibilities of the intervention project facing the recomposition of students' learning. For this, a study with a qualitative approach, of the descriptive type, was initially carried out. Regarding data collection procedures, we opted for a case study carried out in a public school located in the administrative region of Federal District. The research interlocutors were intermediary and local coordinators who accompanied and implemented the Resgatando Saberes Project in the referred school. The analyzed data were generated through a questionnaire, observation and registration in a field diary. Finally, it was noted that it is evident that the interventional project rescuing knowledge proposes educational situations to students in a different way from what happens in the common classroom, using the diversification of strategies, playfulness and actions that are beyond the scope of conventional, with a view to involving students and engaging them in a proposal that allows the achievement of the outlined objectives.pt_BR
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